26/03/2010 13h28 - Atualizado em 10/08/2015 15h19

Governo assina convênios para implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos

A Rede de Tecnologia Capixaba será ampliada. Neste fim de semana serão realizadas cerimônias de assinaturas dos convênios para a implantação de três novas unidades de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs).

A ação de apoiar a modernização e implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos/CVTs faz parte do Programa de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, desenvolvido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com apoio do Governo do Estado, que visa a tornar os conhecimentos científicos e tecnológicos acessíveis a uma parcela maior da população. Segundo o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Paulo Foletto, “este é um passo importantíssimo do Governo do Estado no sentido de qualificar e preparar os jovens para um ciclo virtuoso de grande desenvolvimento que começa agora”.

Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) são unidades de ensino e de profissionalização, direcionados para a capacitação tecnológica da população, como uma unidade de formação profissional básica, de experimentação científica, de investigação da realidade e prestação de serviços especializados, levando-se em conta a necessidade de mão-de-obra e a vocação econômica da região onde se inserem, promovendo a melhoria econômica e social.

O secretário Paulo Foletto esclarece que os CVTS também serão importantes para os jovens que precisam entrar no mercado de trabalho. “Ali eles vão aprender a operar máquinas e sistemas que vão auxiliar a prestar serviços na área em que a cidade tem mais oportunidades de crescimento”. A Rede Tecnológica Capixaba será totalizada com a instalação de 16 unidades de CVTs na Grande Vitória e no interior do Estado.

Durante o dia 26 serão assinados dois convênios para a instalação de futuras unidades em Pinheiros e Colatina, respectivamente voltados para a área de Agronegócio e Indústria Têxtil. A primeira acontecerá na Escola Lions Club, a segunda será no Sesc de Colatina.

Neste sábado, 27, às 9 horas, na sede da Associação de Produtores Agropecuários de Santa Julia (Agrovila), em São Roque, será assinado o convênio da unidade de São Roque do Canaã que será voltado para qualificação de pessoas na área de Agronegócio com ênfase em Fruticultura.

Estarão presentes o secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Foletto, prefeitos e vereadores das cidades envolvidas, diversas autoridades e representantes das instituições e das comunidades.

Assessoria de Comunicação da Sect
Nides Freitas