06/07/2011 06h08 - Atualizado em 10/08/2015 15h24

Governo anuncia hoje investimentos de mais de R$ 13 milhões para Ciência, Tecnologia e Inovação

O vice-governador Givaldo Vieira anunciará investimentos do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), nesta quarta-feira (06), às 14 horas, no auditório da Sect.

Na ocasião, serão lançados editais voltados para o desenvolvimento científico e tecnológico dos capixabas. O investimento, superior a R$ 13 milhões, prioriza o fomento de pesquisas e projetos em diversas áreas do conhecimento, além de bolsas de mestrado e doutorado.

Os editais são voltados a diferentes públicos, atendendo a demandas de diversos setores da sociedade e constituem ações de Governo voltadas para a promoção do desenvolvimento tecnológico e capacitação de pessoal. Para a comunidade científica, os recursos destinam-se para as mais importantes atividades relacionadas à formação de mestres e doutores. Os editais da Fapes se destacam por abrir oportunidades de qualificação e melhoria da gestão pública.

Confira os editais:

Edital CNPq/FAPES: Programa de Apoio a Núcleos de Excelência – Pronex

A apoiar a execução de projetos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, visando a dar suporte financeiro aos trabalhos dos grupos de pesquisas com excelência reconhecida ou novos grupos, no Estado do Espírito Santo.

Investimento Financeiro do Funcitec : R$ 3.000.000,00

Público-alvo: Pesquisadores Bolsistas Produtividade categoria I ou II do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PQ ou DT), com comprovada capacidade de liderança em pesquisa, líderes de Núcleos de Excelência, que tenham vínculo empregatício permanente com instituições científicas e tecnológicas, localizados no Estado do Espírito Santo, constituídas sob as leis brasileiras, como: instituições de ensino superior, públicas; instituições e centros de pesquisa e desenvolvimento, públicas ou empresas públicas que executem atividades de pesquisa em Ciência, Tecnologia ou Inovação. O proponente será o coordenador do projeto e necessariamente um dos pesquisadores principais do projeto.

Prazo limite para submissão do projeto: 31 de agosto de 2011

Edital FAPES: Programa de Capacitação de Recursos Humanos Doutorado (Procap VIII)

Visa a conceder bolsas de pós-graduação stricto sensu nível doutorado, apoiar na formação de recursos humanos qualificados e a consolidação de cursos de pós-graduação, de modo a impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Espírito Santo.

Itens financiáveis: 10 bolsas de doutorado no valor de R$ 1.800,00 por até 48 meses.

Investimento financeiro: R$ 864.000,00

Público-alvo: Mestres ou graduados (no caso de doutorado direto)

Proponentes: Orientadores e respectivos alunos de cursos de doutorado stricto sensu, reconhecidos pela Capes

Prazo limite para submissão: 26 de julho de 2011

Edital FAPES: Programa de Capacitação de Recursos Humanos Mestrado (Procap IX)

Concessão de bolsas de pós-graduação stricto sensu nível mestrado (acadêmico ou profissional), visando a apoiar a formação de recursos humanos qualificados e a consolidação de cursos de pós-graduação, de modo a impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do estado do Espírito Santo.

Itens financiáveis: 50 bolsas de mestrado no valor de R$ 1.200,00 por até 24 meses

Investimento financeiro: R$ 1.440.000,00

Público-alvo: Graduados em todas as áreas do conhecimento

Proponente: Coordenadores de programas de pós-graduação, reconhecidos pela Capes, sediados no Espírito Santo

Prazo limite para submissão: 26 de julho de 2011

Edital FAPES/CNPq: Programa de Iniciação Científica Júnior – PIC Jr

Financiamento de projetos de pesquisa científica e/ou tecnológica visando à orientação de alunos (candidatos às bolsas de IC Júnior) das escolas da rede pública municipal, estadual e federal sediadas no Estado do Espírito Santo e de bolsistas de monitoria (alunos de graduação), no desenvolvimento de pesquisa. O objetivo é despertar vocações científicas e tecnológicas e incentivar talentos potenciais na busca de recursos humanos de interesse para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Espírito Santo. Este projeto, em parceria com a Fapes e o CNPq, foi aprimorado pela Fapes, a partir da implementação de um apoio ao professor e com a concessão de bolsa a um monitor.

Investimento financeiro: R$ 1.234.800,00

Itens financiáveis: 563 bolsas de IC Júnior no valor mensal de R$ 100,00 por até 12 meses
60 bolsas de monitoria no valor de R$ 360,00 mensais por até 12 meses
Auxílio a 60 projetos de pesquisa no valor máximo de R$ 5.000,00

Público-alvo: Mestres ou doutores de instituições de ensino superior, públicas ou privadas, alunos do ensino fundamental, médio e técnico de nível médio da rede pública municipal, estadual ou federal do Espírito Santo e alunos de graduação.

Proponente: Mestres ou doutores de todas as áreas do conhecimento.

Prazo limite para submissão: 14 de setembro de 2011.

Edital CNPq/FAPES: UNIVERSAL

Selecionar e apoiar financeiramente a execução de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico, social e cultural do Estado do Espírito Santo, em qualquer área do conhecimento.

Investimento Financeiro do Funcitec: R$ 6.300.000,00

Público-alvo: Pesquisadores mestres e/ou doutores vinculados às instituições de pesquisa e desenvolvimento e/ou de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, localizadas no Estado do Espírito Santo.

Prazo limite para submissão: 22 de agosto de 2011.

Assessoria de Comunicação da FAPES