06/03/2012 13h59 - Atualizado em 10/08/2015 15h30

Governador Casagrande participa de aula inaugural do NossaBolsa

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, na manhã desta terça-feira (06), de uma aula inaugural para os novos bolsistas do Programa NossaBolsa. Casagrande falou aos 1.157 beneficiados, que também assistiram à palestra do filósofo e renomado professor Mário Sérgio Cortella.

“Nos empenhamos em oferecer oportunidades a cada vez mais capixabas. Além do aumento de vagas no Programa NossaBolsa, criamos novos programas de educação, como o Bolsa Sedu, para atender a demanda da formação no nível médio, técnico e superior por todo o Espírito Santo”, destacou o governador.

Casagrande destacou, ainda, que a última seleção do Programa contou com mais de 20 mil alunos da rede pública do Estado inscritos. “Como governador do Estado, parabenizo a cada um pela determinação e conquista, pois passaram por uma criteriosa seleção e conquistaram uma bolsa. A oportunidade está em suas mãos. Estudem, se dediquem e sejam profissionais qualificados, pois esta é uma chance de mudar de vida”, disse aos estudantes.

Mariana Andrade Cremasco, 18 anos, foi uma das selecionadas pelo Programa para uma vaga no curso de Farmácia. “Esta é uma oportunidade que eu nunca achei que fosse conseguir, mas o aumento do número de vagas tornou possível este momento. Eu estou muito feliz!”, destacou a jovem.

O bolsista de medicina, Thiago Dallaprane Cavalcante, 20 anos, recebeu uma placa de homenagem do Governador pela conquista do primeiro lugar entre os selecionados. “É um privilégio conquistar essa bolsa para realizar esse momento tão importante da minha vida: o ensino superior em uma faculdade de medicina”, revelou.

Programa NossaBolsa

O Programa NossaBolsa é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, que concede bolsas de estudo em faculdades particulares de todo o Estado a alunos com renda per capita familiar de até três salários mínimos,que residam no Espírito Santo e que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública.

O programa é gerido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti).

O investimento do Governo do Estado na última seleção totaliza R$ 6,5 milhões em bolsas de estudos para 47 cursos de nível superior. Desde que foi criado, em 2006, o Programa NossaBolsa já beneficiou quase 7 mil alunos.

O evento

Além do governador, participaram da solenidade o diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, os secretários de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Péla, o de Educação, Klinger Barbosa, e de Economia e Planejamento,Guilherme Pereira, além dos deputados Da Vitória, presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, José Esmeraldo e ainda o Diretor Presidente do SINEPE-ES, Antonio Eugênio Cunha.

O diretor presidente da Fapes Anilton Salles Garcia parabenizou os alunos pela superação. “Nós sabemos como foi difícil ser um dos bolsistas, com uma disputa de mais de 16 alunos por vaga, mas vocês venceram esta etapa. Nós, gestores deste Programa, temos certeza de que esta escolha, de estudo, esforço e superação, fará a diferença na carreira e na vida de cada um”, reforçou.

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Péla, pediu aos bolsistas que aproveitem o Programa NossaBolsa como ferramenta de inclusão no crescimento do Estado. “Hoje vocês estão no ensino superior e daqui há quatro ou cinco anos, estarão ingressando no mercado de trabalho. O nosso investimento é para criar oportunidades para vocês e para todo o Espírito Santo, que contará com vocês como profissionais qualificados”, estimou.

O secretário de Educação, Klinger Barbosa, lembrou que o Programa NossaBolsa está diretamente ligado à educação pública do Espírito Santo. “Vocês todos são alunos da rede pública capixaba. Nós estamos orgulhosos porque o trabalho realizado pela Secretaria de Educação em todo o Estado forma cidadãos como vocês, que estão ingressando no ensino superior por mérito próprio, após uma seleção tão concorrida como a do Programa NossaBolsa”, parabenizou.

O secretário de Economia e Planejamento, Guilherme Pereira, destacou a alegria que sente ao ver mais uma turma de alunos iniciando o curso superior por meio do Programa NossaBolsa. “Há seis anos, quando o Programa foi criado, não tínhamos certeza se ele faria tanto sucesso. O NossaBolsa é destinado a todos os jovens talentosos que vão proporcionar o desenvolvimento do Espírito Santo”, reforçou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Fapes
Ana Luiza Freitas
Tel: 3636 1853 9900 3774
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard