27/06/2011 07h49 - Atualizado em 10/08/2015 15h24

Fundação de Amparo à Pesquisa completou sete anos

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo completou sete anos de criação nesta quinta-feira (23). Neste período, a Fapes já contratou mais de R$ 16,7 milhões, totalizando aproximadamente 370 bolsas de mestrado e 55 de doutorado.

Um dos programas coordenados pela Fapes é o NossaBolsa, que concede bolsas de graduação, para alunos da rede pública, em instituições privadas de ensino superior do Estado. Desde a criação do programa, em 2006, já foram ofertadas 8.704 bolsas em faculdades de todo o Espírito Santo e atualmente o programa garante o financiamento a 3.849 alunos.

Nesta terça-feira (21), a Fapes entregou mais cem bolsas de Mestrado e quatro de Doutorado, um investimento de mais de R$ 5 milhões na formação de recursos humanos para atuação no mercado capixaba.

O diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, fala sobre o trabalho realizado pela Fundação. “A Fapes e a Secretaria de Ciência e Tecnologia têm atuado como agentes formuladores e indutores de novas políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para o Espírito Santo. Espero contribuir ainda mais na implantação dessas políticas e trabalhar para que a Fapes seja efetivamente um agente de indução do desenvolvimento”.

Além de bolsas, a Fapes dispõe de auxílios à divulgação científica e à organização e participação em eventos técnico-científicos. A Fundação também apóia programas de pesquisa para inovação tecnológica, a fim de transformar o conhecimento tecnológico em bens e serviços disponíveis para a população. Diversos projetos de pesquisas foram apoiados pela Fapes e se destacaram no contexto nacional e internacional, conseguindo títulos importantes dentro e fora do Brasil.

Histórico

Antes denominada Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, a Fapes foi criada pela Lei Complementar nº 290, no dia 23 de junho de 2004.

Em 22 de julho de 2009, a Lei Complementar nº 490, reformulou sua estrutura organizacional e alterou seu nome para Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. A Fapes tem por objetivo fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo, através de apoio à pesquisa e a eventos científicos, tecnológicos e de inovação.

O detalhamento de todas as formas de apoio da Fapes, e seus editais estão disponibilizados no site www.fapes.es.gov.br.

Assessoria de Comunicação da FAPES