10/12/2014 16h22 - Atualizado em 10/08/2015 15h34

Fapes vai apoiar projetos finalistas no Prêmio Inoves

Os projetos inovadores do serviço público capixaba passam a contar, a partir do próximo ano, com o apoio da Fapes para incrementar as ações no órgão no qual é desenvolvido ou para levar as iniciativas a outros órgãos. Podem receber este apoio somente projetos finalistas do Prêmio Inoves.

A nova resolução do Governo do Espírito Santo permite que seja concedido o apoio financeiro a projetos inovadores a serem consolidados nas instituições públicas capixabas para gerar benefícios palpáveis aos cidadãos. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Como resultado, a Fapes pretende apoiar o incremento de práticas inovadoras de gestão capazes de contribuir para a modernização da administração pública, estimular ações orientadas para a utilização eficiente, adequada e responsável dos recursos públicos, promover a melhoria da qualidade do atendimento prestado diretamente ao cidadão, facilitando a sua relação com a administração pública e a consequente melhoria da qualidade de vida da sociedade.

O apoio será concedido por meio de edital e os projetos classificados como finalistas, de qualquer Ciclo Inoves, poderão participar da seleção. Os projetos poderão ser executados em dois níveis: de aprimoramento no órgão em que o mesmo foi implementado ou de replicação/implantação em outro órgão do Governo ou unidade da instituição.

O primeiro edital em parceria com a Seger está previsto para ser publicado em 2015. “Essa ação representa mais um importante passo dado pela Fapes no intuito de possibilitar aos diversos órgãos governamentais o provimento de serviços públicos prestados à sociedade suportados por abordagens científicas e tecnologicamente avançadas, tornando efetivos os processos de inovação tecnológica, aberta e social nos órgãos da administração pública”, afirmou o diretor-presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia.

Segundo Anilton, espera-se com essa ação estimular os servidores públicos a buscarem um aperfeiçoamento em nível de mestrado e doutorado, utilizando as dissertações e teses como forma de desenvolvimento de novos procedimentos, processos, serviços, abordagens, metodologias e técnicas que objetivem a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade.

O gerente de Inovação na Gestão e Cultura Empreendedorada Seger, Manoel Carlos Rocha Lima, também coordenador do Inoves, destaca a importância da parceria para os capixabas. “Possibilitar que projetos de elevado potencial inovador, implementados por servidores públicos empreendedores, possam se desenvolver ou se ampliar é uma das perspectivas da Seger, por meio do Inoves. A parceria com a Fapes é fundamental para a concretização dessa ação de incremento ao trabalho de equipes já reconhecidas, cujas práticas de gestão podem ser aprimoradas e replicadas para outros contextos, gerando resultados ainda melhores para a sociedade”.

Prêmio Inoves

Há 10 anos o Prêmio Inoves reconhece e premia iniciativas empreendedoras que visam à modernização da Administração Pública no Estado. Desde 2005, foram 1.700 projetos registrados e 180 premiados. No ciclo 2014, foram 260 inscritos – um recorde do prêmio.

O Prêmio Inoves ganhou expressão até fora do Estado, servindo de exemplo para a criação de nove outros prêmios nacionais – como do Ministério da Saúde, de Ciências e Tecnologia, da Prefeitura de Vitoria e da Serra, da Secretaria da Educação (Sedu), Bandes, Cesan e outros. Com isso, Inoves se fortalece como o maior prêmio de inovação na gestão do Brasil.

Em 10 anos de história do prêmio, a Banca Examinadora dedicou mais de 14 mil horas de avaliação voluntária aos projetos concorrentes.

Assessoria de Comunicação – Fapes
Mariana de AraujoSantanna