06/07/2010 11h42 - Atualizado em 10/08/2015 15h20

Fapes reúne as Câmaras de Assessoramento para avaliação de mais de 300 processos em cinco áreas de conhecimento

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) reuniu, durante três dias, em locais alternados, as Câmaras de Assessoramento para avaliarem 314 processos. As Câmaras são separadas por áreas: Ciências Humanas e Sociais; Engenharia e Ciências Exatas e da Terra; Ciências Agrárias; Ciências de Saúde e Ciências da Vida.

A atual formação da Câmara foi instituída no mês passado. Ela é formada por representantes da comunidade científica do ES, como professores e pesquisadores de diversas instituições do Estado, como Ufes, Ifes, Incaper, UVV, Fucape, Emescam, Univix e Faesa, entre outras.

Uma das funções da Câmara de Assessoramento é avaliar os projetos inscritos nos editais da Fapes. Nessa etapa foram examinadas propostas referentes aos editais Bacia do Rio Doce; Projetos Estratégicos; Programa de Capacitação RH Pós-Graduação Stricto Sensu (Procap); além de emissão de pareceres finais de projetos de diversos editais e projetos de demandas espontâneas.

Do total de processos, 127 foram na área de Ciências Humanas e Sociais; 166 de Engenharia e Ciências Exatas e da Terra; 59 de Ciências Agrárias; 37 de Ciências de Saúde e 41 de Ciências da Vida. Os membros das Câmaras são todos profissionais reconhecidos em suas áreas no ES.

A nova diretora técnico-científica da Fapes, Valéria Fagundes, avaliou de forma positiva os resultados obtidos pelas Câmaras. “As Câmaras trabalharam de forma diferente, dispuseram de tempo diferente para as avaliações pois cada área teve uma demanda diferente, porém houve um trabalho bem cuidadoso para definir critérios e assim gerar um resultado que irá beneficiar os contemplados”, afirmou Valéria.

Assessoria de Comunicação da Sect
Nides de Freitas