24/08/2012 08h20 - Atualizado em 10/08/2015 15h31

Fapes realiza cerimônia de posse dos membros das Câmaras de Assessoramento

Foi realizada nessa quarta-feira (22), no auditório da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI), a cerimônia de posse dos membros das Câmaras de Assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

As C.A’s. serão compostas por um coordenador, um vice-coordenador e três membros. A eles foram apresentadas suas atribuições e competências, as normas de funcionamento, procedimento das reuniões e demais ritos inerentes ao cargo. Foi-lhes apresentada, ainda, a posição da Fapes no organograma do Governo do Estado, bem como o organograma da Fundação e todo o seu modus operandi que, de acordo com a diretora técnico-científico, Valéria Fagundes, ajudará na parceria. “O sucesso do trabalho das Câmaras será demonstrado quando todos entenderem como funciona a Fapes”, disse.

Durante a reunião foi apresentado, também, o calendário das Câmaras de Assessoramento para 2012 e 2013 e as metas a serem alcançadas no eixo da produção do conhecimento e da inovação.

Ainda segundo Valéria, a divisão das Câmaras aconteceu pelo surgimento da demanda de um grande número de projetos para as áreas de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, sendo esta, portanto, subdividida em outras duas. “É mais uma forma de viabilizar ainda mais o fomento à pesquisa e à inovação”, completou.

Divisão das Câmaras

As Câmaras de Assessoramento da Fapes foram criadas por meio do Decreto nº 2492-R de 25 de março de 2010, a partir da regulamentação do Art. 5º da Lei Complementar nº 490/2009 de 21 de julho de 2009.

Estão organizadas por áreas de conhecimento e são constituídas por profissionais de notório saber e experiência profissional nas respectivas áreas de conhecimento, residentes ou não no Estado do Espírito Santo, indicados pela Diretoria Executiva e aprovados pelo Conselho Científico-Administrativo da Fapes.

A partir do último 03 de agosto, da data da publicação da Resolução nº 67/2012, a Câmara na área de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes foi subdividida em duas, sendo: Ciências Humanas (sociologia, história, psicologia, ensino e geografia) e Linguística, Letras e Artes (literatura brasileira, linguística, letras e artes). Na mesma publicação, via anexo único, está disponível a relação de titulares e suplentes dos membros que comporão as novas Câmaras.

A partir de então, a Fapes contará com 8 Câmaras de Assessoramento: Engenharias; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Vida; Ciências Agrárias; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

A resolução encontra-se na íntegra no site da Fapes: www.fapes.es.gov.br

Assessoria de Comunicação/Fapes
Ana Luiza Freitas 3636 1853 - 9900 3774