18/07/2013 08h54 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Fapes participa de reunião para instituir programa com Fundações de Amparo a Pesquisa de todo o País

Com o intuito de reunir todas as ações desenvolvidas por meio de acordos de cooperação e parcerias firmadas em um único instrumento, representantes de 22 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) do País se reuniram em Brasília, na última terça-feira (16), para instituir o Programa de Apoio e Parceria da Capes com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Programa Capes-FAP).

O Programa Capes-FAP foi instituído por meio da portaria 090/2013, a partir da qual todas as iniciativas contempladas serão transformadas em política de Estado. Um primeiro passo nessa direção é a estruturação de um Regulamento do Acordo Capes-FAP onde estarão definidos os direitos e deveres de cada uma das partes neste importante processo.

Durante a reunião, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Prof. Dr. Jorge Almeida Guimarães, destacou a importância dos órgãos no desenvolvimento científico do país. "As FAPs são um grande instrumento para potencializar a ciência e tecnologia no Brasil. O número e o alcance das nossas fundações é fator inédito em qualquer país em desenvolvimento semelhante ao nosso. Agora, queremos aumentar nossas articulações com todos os Estados e assim avançar mais", definiu.

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espirito Santo (FAPES), Anilton Salles Garcia, esteve presente ao evento e ressaltou que “a partir desse Programa as ações passam a ser desenvolvidas de forma mais coordenada e a estruturação do Regulamento serve como um grande balizador para, por exemplo, o Planejamento Estratégico das FAPs e uma melhor articulação com os órgãos de controle”, explicou.

O presidente da Fapes também destacou que “o Programa contribui para o atendimento da principal demanda que é a formação de recursos humanos em todos os níveis. O Capes-FAP representa um marco para a FAPES, pois corresponde à primeira ação institucionalizada com a Capes com vistas ao fortalecimento dos programas de pós-graduação e à consolidação dos grupos de pesquisa das diversas instituições de ciência e tecnologia localizadas no estado do Espírito Santo”, disse.

As modalidades de cooperação que a Capes mantém nos acordos com 19 Fundações no Brasil se dão em formas de bolsas de estudo, da iniciação científica ao pós-doutorado, e recursos de custeio e capital. O investimento total desses acordos é da ordem de R$ 760 milhões.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Fapes
Mariana de Araujo Santanna
Tel.: (27) 8849 – 8535 / 3636 - 1853
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard