29/07/2013 15h06 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Fapes oferece 300 bolsas de Iniciação Científica

Tendo como orientação de referência o investimento no conhecimento, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) está estimulando e despertando o interesse dos estudantes de graduação para a carreira cientifica e tecnológica, oferecendo 300 bolsas de Iniciação Científica Tecnológica (ICT), por meio do Edital FAPES nº 03/2013 - Cotas Institucionais de Bolsas ICT, destinadas a graduandos de instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas, localizadas no Estado.

A concessão de bolsas para iniciação cientifica e tecnológica é uma forma de despertar vocações e estimular estudantes de graduação para a carreira científica e tecnológica, por meio do aprofundamento do conhecimento dos bolsistas.

O Governo do Espírito Santo, por intermédio da Fapes, disponibilizou para esse edital R$ 1.440.000,00 oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec). Serão 250 bolsas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC e 50 bolsas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e de Inovação (PIBITI), no valor de R$ 400 mensais durante 12 meses.

A seleção dos bolsistas será feita pelo Programa de Iniciação Científica e Tecnológica de cada instituição de ensino. Os alunos interessados nas bolsas precisam estar regularmente matriculados, frequentando curso de graduação na área do projeto e não possuir vínculo empregatício.

Segundo o diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, “esperamos poder crescer com esse programa e alcançarmos um patamar de 1000 bolsas regulares por ano nos próximos quatro anos. Se queremos um Estado com desenvolvimento sustentável de longo prazo precisamos nos esforçar para que tenhamos recursos humanos qualificados no nível superior e essa ação das bolsas representa uma ação fundamental nessa direção”.

Ainda de acordo com Anilton Salles Garcia, a expectativa é que esses bolsistas estejam futuramente envolvidos com a formação em nível de mestrado e doutorado e, dessa forma, se transformarem em atores efetivos do desenvolvimento econômico, tecnológico e social do Espírito Santo.

Avaliação das propostas

O enquadramento das solicitações será feito pela equipe técnica da Fapes, conforme os critérios do Edital. Em seguida as propostas serão encaminhadas às Câmaras de Assessoramento da Fundação.

Podem submeter propostas as instituições que já possuem um Programa Institucional de Bolsas ICT em funcionamento e que já tenham lançado o edital da própria instituição no ano de 2013. A data limite para submissão das propostas por parte das instituições é 31 de julho de 2013. O edital completo e respectivos formulários já estão disponíveis no site da Fapes (www.fapes.gov.es.br).

Assessoria de Comunicação – Fapes
Mariana de Araujo Santanna