26/11/2014 13h35 - Atualizado em 10/08/2015 15h34

Fapes lança edital para subsidiar pesquisas de segurança pública

O combate à violência no Estado recebeu um reforço científico para desenvolver projetos que ajudem na solução dos problemas da segurança pública. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) está com inscrições abertas para o edital voltado ao desenvolvimento de pesquisas sobre políticas e práticas para prevenção, proteção e defesa social. O edital está publicado no site www.fapes.es.gov.br.

Podem participar do edital as propostas de projetos integrados de pesquisa ou desenvolvimento que visem à geração de conhecimento técnico-científico para subsidiar a formulação dessas políticas públicas. O edital de Segurança e Defesa Social tem o intuito de combater a violência e incentivar a redução da criminalidade, principalmente nas áreas mapeadas pelo Programa Estado Presente.

Os recursos financeiros disponíveis para o presente edital são de até R$ 1 milhão e os subtemas oferecidos são: violência e criminalidade letal, reincidência criminal e ressocialização, interoperabilidade semântica de sistemas de informações e socioeducação.

Para submeter proposta, o pesquisador deve ter titulação de doutor e vínculo com instituições de ensino públicas ou privadas do Espírito Santo e o prazo de execução do projeto será de 36 meses.

As propostas devem ser enviadas para a Fapes, em versão impressa e online, até o dia 10 de fevereiro, às 17 horas. A divulgação do resultado final está prevista para depois do dia 29 de maio de 2015.

Estado Presente

A consolidação da redução da violência e da criminalidade se coloca como um dos principais desafios da atual administração. Nesse sentido, foi criado o Programa Estado Presente, sob a coordenação da Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas, para, em parceria com as outras secretarias estaduais, municípios, ONGs e iniciativa privada, levar ações de cidadania e de combate à violência e à criminalidade às comunidades com maiores índices de vulnerabilidade social. Os primeiros resultados após a implantação do programa revelaram-se altamente satisfatórios. Na comparação com 2010, houve uma redução de 8,2% na taxa de homicídios.

Assessoria de Comunicação – Fapes
Mariana de Araujo Santanna