20/01/2014 15h39 - Atualizado em 10/08/2015 15h33

Fapes lança edital para bolsas de doutorado

Atendendo a uma das ações prioritárias do Governo do Espírito Santo, que é a formação de recursos humanos qualificados no Estado, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), lançou o edital Fapes 01/2014 - Bolsas de Doutorado, com a oferta de 50 bolsas de doutorado e 50 taxas de bancada.

O objetivo do edital é selecionar cotas para programas de pós-graduação stricto sensu de Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas no Espírito Santo reconhecidas pela Capes. Os coordenadores dos programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior e Pesquisa têm até o dia 11 de fevereiro de 2014 para apresentarem as propostas.

O edital

O edital, que pretende impulsionar o desenvolvimento científico e consolidar os cursos de pós-graduação do Estado, irá conceder até 50 bolsas de doutorado para o desenvolvimento de projeto que resulte em tese e também 50 taxas de bancada aos bolsistas contratados, recurso destinado ao financiamento de atividades relacionadas estritamente à programação acadêmica e pesquisas. Cada bolsista receberá o valor mensal de R$ 2.200,00, com vigência de até 48 meses.

Com um investimento de R$ 6.336.000,00, a expectativa da Fapes é que os resultados dos projetos de tese de doutorado possam contribuir diretamente para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do Espírito Santo, além de possibilitar uma maior inserção da comunidade científica e tecnológica do Estado nos cenários nacional e internacional.

O diretor-presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, afirma que “para que possamos pensar em um Estado com desenvolvimento sustentável de médio e longo prazo precisamos, necessariamente, buscar o fortalecimento da pós-graduação, principalmente apoiando as ações relacionadas ao doutorado, pois é nesse nível de formação que se espera contribuições originais e de maior impacto científico e tecnológico.” Ainda segundo Anilton, outro desafio para o qual a Fapes também está atenta é a fixação desses jovens doutores nas Instituições de Ensino Superior do Estado e, até mesmo, em determinados setores da administração pública estadual.

Experiências

A bolsista de doutorado da Fapes, Caroline Fiorio Grilo, fala sobre a importância que a bolsa tem em sua vida profissional. “As bolsas para os cursos de pós-graduação, principalmente os de doutorado, são muito importantes, porque sem ela eu não teria condições de me dedicar totalmente aos estudos, já que precisaria trabalhar. No meu curso de Oceanografia Ambiental muitos desistiram pelo fato de precisar trabalhar. Na maioria das vezes, por exemplo, fico o dia inteiro no laboratório ou no computador fazendo trabalhos de pesquisas para o doutorado. Também passei seis meses na Inglaterra e a Fapes me deu o auxílio financeiro, sem ela me dando esse suporte seria difícil concluir meu doutorado, que já estou quase finalizando”, conclui.

Outro bolsista de doutorado da Fapes, Magno Suprani, do curso de Biologia Animal da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), conta que a bolsa permite ao aluno ter maior dedicação e uma formação mais completa em sua pós-graduação: “Essa bolsa de pós graduação contribui, dentre outros fatores, me ajudando a não pensar em desistir do projeto por problemas financeiros, garantindo assim a minha participação em todo o processo de pesquisa. No âmbito profissional, este suporte financeiro fornecido pela Fapes me permite uma formação com excelência, uma vez que posso me dedicar em absorver o máximo que o programa tem a oferecer, sem preocupações que não estejam relacionadas diretamente ao meu projeto de pesquisa”.

Mais informações no site da Fapes: www.fapes.es.gov.br

Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
Mariana de Araujo Santanna