05/06/2013 15h04 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Fapes lança edital de apoio à visita técnico-científica

Buscando atender a um dos desafios para a consolidação dos Grupos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, relacionado à inserção e cooperação internacional, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) publicou nessa terça-feira (04), o Edital de apoio à visita técnica-científica que já está disponível no site www.fapes.es.gov.br. Serão disponibilizados R$120.000,00, provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec), distribuídos em três chamadas.

Os pesquisadores interessados em participar da seleção para obter apoio financeiro para realização de visitas técnico-científicas em laboratórios ou centros de pesquisa, desenvolvimento ou inovação (P,D&I), no Brasil, no exterior ou a combinação de ambos, já podem submeter suas propostas à Fapes.

Poderão participar do edital os pesquisadores que tenham interesse em realizar visitas técnicas no período de 01 de outubro de 2013 a 31 de julho de 2014, de modo a permitir o aprimoramento e desenvolvimento de técnicas ou a aquisição de conhecimentos específicos vinculados a projeto de P,D&I desenvolvido em instituições localizadas no Estado do Espírito Santo.

Os pesquisadores devem possuir título de doutor ou mestre, com vínculo empregatício por tempo indeterminado ou por termo de adesão ao serviço voluntário de instituição de ensino, P,D&I, pública ou privada, localizada no Espírito Santo.

Além disso, os beneficiários devem participar como membro da equipe executora de projeto na área e ter autorização da sua instituição de vínculo para realizar a visita técnico-científica, que deverá ter duração de três a 12 dias no máximo.

Henrique Machado Dias foi selecionado para uma visita técnico-científica em 2012, fala sobre os benefícios do edital. “Através da visita técnico-científica a Moçambique conseguimos realizar um convênio internacional entre o Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), que vai resultar em intercâmbio internacional de pesquisadores brasileiros e moçambicanos, qualificação profissional e instalação de uma unidade piloto de ensino em Moçambique. O financiamento da Fapes foi primordial para a realização do projeto, pois sem ele a visita não ia ser realizada e o convênio não poderia ser fechado”, disse o pesquisador

Todas as informações estão disponíveis no Edital FAPES 001/2013, no site www.fapes.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – FAPES
Mariana de Araujo Santanna
Tel.: (27) 8849 – 8535 / 3636 - 1853
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard