27/08/2013 14h56 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Fapes lança edital de apoio à participação em eventos

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) lançou novo edital para selecionar propostas de participação em eventos de caráter técnico científico. O novo edital disponibiliza R$ 360.000,00 para atender à demanda de pesquisadores que queiram participar de eventos nacionais ou internacionais, no período entre 1º de novembro deste ano a 31 de agosto de 2014.

O edital é destinado ao pesquisador de Instituição de Ensino ou Pesquisa localizada no Espírito Santo, com titulação mínima de mestre, alunos de pós-graduação ou grupos de estudantes de ensino fundamental, médio ou superior, regularmente matriculados em instituições localizadas no Estado, interessados em participar de evento ou competição técnico-científica.

Glaucia Abreu, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), participou, com o apoio da Fapes, do 37º Congresso Internacional em Ciências Fisiológicas (IUPS-2013), ocorrido em Birminghan, no Reino Unido, de 21 a 26 de julho deste ano. Ela fala da importância que o edital teve em sua carreira profissional: “Minha participação foi de fundamental importância para fazer novos contatos, atualizar meus conhecimentos durante as palestras que assisti e conhecer novas tecnologias que poderei aplicar em futuras pesquisas. Gostaria de parabenizar à Fapes na figura dos seus gestores, pelas politicas de auxilio que têm adotado. Certamente um marco importante na projeção do Estado junto à comunidade científica nacional e internacional”.

A doutoranda Cíntia Helena Santuzzi, do Programa de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas CCS/UFES, também foi comtemplada pelo edital e fala de sua experiência no congresso. “O fato de ser um evento internacional nos permite o contato com pesquisadores de todo o mundo, possibilitando a discussão de assuntos relacionados com as nossas pesquisas, além de ser uma oportunidade para conseguir novas colaborações e parceria para o desenvolvimento de novos trabalhos científicos. Adicionalmente, a participação em eventos científicos sempre é importante na atualização dos lançamentos ou modernização de novos equipamentos e no direcionamento das pesquisas que estão sendo realizadas na sua área de interesse”.

Os interessados em receber este apoio devem submeter suas propostas à Fapes até o dia 06 de setembro de 2013 para a primeira chamada. O resultado será divulgado no site da Fundação a partir do dia 24 de setembro de 2013.

Mais informações : FAPES 004/2013 – Participação em Eventos Técnico-científicos

Assessoria de Comunicação – Fapes