02/07/2013 13h52 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Fapes lança edital de apoio a estágio técnico-científico

Uma das ações previstas no Planejamento Estratégico do Governo do Estado é o aumento da inserção e a busca de cooperação entre os Grupos de Pesquisa das instituições de ensino e/ou pesquisa do Espírito Santo, tanto no contexto nacional quanto internacional. Objetivando contribuir com essa ação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) lançou um edital que visa selecionar propostas para a realização de estágio técnico-científico em laboratórios ou centros de pesquisa, desenvolvimento ou inovação (P,D&I), no Brasil ou no exterior.

Os estágios deverão ser realizados entre 01 de novembro de 2013 e 31 de dezembro de 2014, de modo a permitir o aprimoramento e desenvolvimento de técnicas ou a aquisição de conhecimentos específicos vinculados a projeto de P,D&I desenvolvido em instituições localizadas no Espírito Santo.

Joilton Tavares Cunha, mestre em Biologia Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que trabalha com qualidade pós-colheita de frutos, fala sobre a importância que o estágio técnico-científico realizado em 2012 teve em sua carreira. “Além do amadurecimento do olhar e pensar científicos que o convívio com esses profissionais permitiu, acabei por divulgar meu trabalho em outro ambiente, me expondo a diferentes análises, sob várias perspectivas. Dessa rede de contatos surgiram novas ideias e oportunidades, como o convite para fazer o Doutorado no Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental (FBA) da Universidade de São Paulo (USP). Produzir ciência em quantidade e qualidade na melhor universidade da América Latina é uma oportunidade única que não teria acontecido sem o fomento da Fapes”, afirma.

O Professor Doutor Valdério A. Reisen, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Ufes, destaca a importância do trabalho que vem sendo realizado pela Fapes. “Em particular, os estágios financiados pela Fundação para as pesquisas que desenvolvo têm contribuído de forma bastante positiva. As visitas sempre foram extremamente enriquecedoras para o desenvolvimento dos trabalhos no contexto de proporcionar discussões de pesquisas e direcionamento para novas linhas relacionadas à área de modelos estocástico com ênfase em problemas atmosféricos”.

Ele disse ainda que o apoio da Fapes fortalece, de diferentes ângulos, as pesquisas nos programas de pós-graduações onde atua na Universidade Federal do Espírito Santo e na Universidade Federal de Minas Gerais. “O apoio à pesquisa, como esse patrocinado pela Fapes, é um incentivo importante para nós pesquisadores, pois motiva a nos empenharmos cada vez mais no desenvolvimento da ciência e da tecnologia.” conclui.

Poderão submeter propostas para estágio técnico-científico alunos regulares de curso de pós-graduação; pesquisadores com título de mestre ou doutor, com vínculo em instituição de ensino, pesquisa, desenvolvimento ou inovação; e servidor público de nível superior, também com vínculo empregatício em instituição de ensino, pesquisa, desenvolvimento ou inovação no Espírito Santo.

O estágio técnico-científico deverá ter duração mínima de 15 dias e máxima de 90 dias, ininterruptos, e poderá ser realizado tanto no Brasil quanto no exterior.

Serão disponibilizados pela Fapes R$ 330.000,00 para apoio aos projetos submetidos no presente Edital.

O cronograma completo e demais informações estão disponíveis
Edital FAPES 02/2013 - Estágio Técnico-Científico

Assessoria de Comunicação – FAPES