14/06/2010 11h55 - Atualizado em 10/08/2015 15h20

Fapes institui Câmara de Assessoramento

A diretoria da Fundação de Amparo a Pesquisa no Espírito Santo ( Fapes) instituiu os novos membros da Câmara de Assessoramento da entidade. A reunião entre a Fapes e os novos membros aconteceu no auditório do Núcleo de Biotecnologia, no campus de Maruipe da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde foram apresentadas as principais funções da Câmara, ações e a forma como a Secretaria e a Fapes são estruturadas.

Dentre os novos membros das Câmaras de Estudos, estão representantes da comunidade científica do ES, como professores e pesquisadores de diversas instituições do Estado, como: Ufes, Ifes, Incaper, UVV, Fucape, Emescam, Univix e Faesa. Eles irão avaliar os projetos inscritos nos editais da Fundação. A Câmara se divide em cinco áreas: Ciências Humanas e Sociais; Engenharia e Ciências Exatas e da Terra; Ciências Agrárias; Ciências de Saúde e Ciências da Vida.

Um dos principais papéis da Câmara é o de analisar o mérito técnico cientifico dos projetos encaminhados a Fapes; apreciar e emitir parecer em recursos interpostos; sugerir medidas que auxiliem a Fundação, além de tarefas correlatas que sejam solicitadas pela Diretoria Técnica da Fundação. Cada membro tem mandato de dois anos que pode ser prorrogado por mais dois anos.

Todos são professores e pesquisadores aqui do Estado, o que facilita na avaliação de projetos que possam trazer benefícios e promover o desenvolvimento cientifico e tecnológico do Estado. “Os membros indicados são todos profissionais reconhecidos que atuam no ES, são profissionais que conhecem as demandas do Estado e podem selecionar e avaliar melhor as pesquisas que vão suprir essas demandas” afirmou André Marques, diretor técnico científico da Fundação.

Os novos assessores são pesquisadores que se destacam em suas áreas de pesquisas, eles são indicados pela diretoria executiva da Fapes e pelos membros do Conselho Cientifico Administrativo da Fapes (CCAF) que além de indicar também aprova os indicados.

nides@sect.es.gov.br
produção: Kátia de Oliveira