Na próxima quinta-feira (07), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) dará início a uma série de visitas técnicas nas empresas que recebem apoio para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica. A previsão é de que, até julho, sejam realizadas mais de 12 visitas aos beneficiados.
O objetivo é acompanhar o desenvolvimento do trabalho realizado e verificar o uso do investimento financeiro feito pelo Governo Estadual, via Fapes. Durante as visitas, serão apresentados os progressos das pesquisas à equipe da Fundação e a um especialista da área, por ela convidado, responsável por elaborar um parecer final.
Dentre os projetos envolvidos, dois se destacam: o de Danilo Nagib Salomão Paulo, grande vencedor do Prêmio Santander de Ciência e Inovação, em novembro de 2010; e o de Marcelo Vivacqua, destaque geral do internacional 38º Salão do Inventor de Genebra, que ocorreu em maio de 2010.
O objetivo do projeto de Danilo Nagib, chamado “Ventilador de Transporte”, é construir um sistema portátil de ventilação universal para que pacientes possam ser transportados enquanto usam o aparelho. O produto é de fácil manuseio, resistente e de baixo custo.
Já o trabalho sob os cuidados de Marcelo Vivacqua desenvolve a utilização de uma solução para castrar animais, substituindo o método convencional de esterilização cirúrgica, poupando-os da dor e sofrimento.
Esta descoberta já foi reconhecida e premiada também pelo Salão do Inventor Brasileiro, em 2009, e pelo Salão do Inventor em Taiwan, no ano passado. Os avanços desta pesquisa evidenciam o Espírito Santo, pelo fato de o produto não ser comercializado em nenhum lugar do mundo, no meio científico mundial do setor de Biotecnologia Animal.
Desenvolvimento
Para o diretor-presidente da Fundação, Anilton Salles Garcia, tais reconhecimentos incentivam ainda mais o trabalho da Fapes, que é de apoiar o desenvolvimento da ciência e tecnologia e inovação no Estado. “Esperamos, através dos projetos financiados pela nossa Fundação, criar meios que propiciem melhorias para o dia a dia do capixaba e, por que não, de todos os cidadãos”.
A expectativa da Fundação é lançar um novo edital de Inovação Tecnológica, a partir do segundo semestre, contemplando pesquisadores em parceria com micro, pequenas e médias empresas sediadas no Espírito Santo, das áreas prioritárias estabelecidas pelo Congresso Regional de Ciências Sociais e Aplicadas e Tecnologia (Concitec).
O objetivo é apoiar, por meio da cooperação financeira, o desenvolvimento de inovação tecnológica, a fim de aumentar a competitividade de empresas em áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento capixaba.
Informações à Imprensa:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes
Ana Luiza Freitas
27 3322-4958 27 9900-3774
comunicacao@fapes.es.gov.br