A Fundação de Amparo à Pesquisa no Espírito Santo (Fapes) foi convidada para participar do Workshop “Ambiente de Inovação Tecnológica no Estado do Espírito Santo”. O evento foi realizado pelo Núcleo de Empreendedorismo Tecnológico do Ifes, Campus Colatina, onde o evento aconteceu, nos dias 23 e 24 de abril de 2010.
O Workshop teve o objetivo de contextualizar a legislação (em elaboração) a respeito de inovação, sinalizar aspectos dos editais das agências de fomento e estimular o empreendedorismo no ambiente de inovação tecnológica.
A Fapes esteve presente no ciclo de palestras para divulgar e conscientizar que a fundação dá apoio institucional, técnico e financeiro a programas e projetos de promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Estado do ES.
De acordo com André Marques dos Santos, Diretor Técnico-Científico da Fapes, o evento contribui para fomentar a inovação tecnológica, além de estimular a criação da cultura do empreendedorismo. “É necessário inovar, criar, transformar o resultado da pesquisa em produto”, afirmou.
O alto índice de empresas que não pensam em disponibilizar algo novo para seus clientes é algo preocupante, segundo o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto. "A atual taxa de empreendedorismo do Brasil, de 15,3%, é boa. O dado está acima da média histórica do país, que é de 13%. O que precisamos é melhorar a qualidade das novas empresas e a das já estabelecidas, por meio da inovação", disse.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação - SECT
Nides de Freitas
nides@sect.es.gov.br
Texto: Kátia de Oliveira
Tel.:3222-6956