13/09/2012 08h35 - Atualizado em 10/08/2015 15h31

Fapes financia pesquisas de fontes renováveis que sirvam como combustível

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) apoiou um projeto que visa o desenvolvimento de combustíveis produzidos por meio de vegetais nativos, que possam ser facilmente encontrados no meio ambiente, além de renováveis.

Grande parte de toda a energia consumida no mundo provém do petróleo, do carvão e do gás natural, que são consideradas fontes não renováveis e que apresentam previsão de esgotamento no futuro. Sabendo disso e pensando em uma fonte alternativa de combustível para as gerações futuras, pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) deram início às pesquisas na área de biocombustíveis. Mais precisamente no uso de catalisadores a base de nióbio na preparação de biodiesel.

A futura e inevitável escassez por parte dos elementos não renováveis utilizados como principais fontes de energia pela crescente população brasileira, faz com que exista um interesse nacional para que sejam desenvolvidas fontes novas viáveis e renováveis de energia. Essas fontes poderão vir de elementos nativos e de fácil obtenção na nossa flora. Trata-se de combustíveis extraídos de vegetais como a mamona, o dendê (palma), o girassol, o babaçu, o amendoim, o pinhão manso e a soja, dentre outras. O fato de o Brasil ser o detentor das maiores reservas mundiais de nióbio e maior produtor mundial deste elemento, também influenciaram para que as pesquisas fossem aprofundadas.

De acordo com o professor e pesquisador da Ufes, Valdemar Lacerda Jr., o projeto intitulado ‘Compostos de Nióbio como Catalisadores de biodiesel’ tem como objetivo principal o estudo e o desenvolvimento de novas metodologias de preparação do biodiesel, tendo compostos de nióbio como catalisadores. “Outra meta importante que pretendemos alcançar é a formação de recursos humanos na área”, frisou.

O aporte de R$ 31.830,00 concedido pela Fapes foi decisivo para o sucesso do projeto, sendo possível custear os principais itens necessários para o desenvolvimento do projeto como equipamentos de pequeno porte, reagentes, vidrarias e solventes. Além disso, uma bolsa de Iniciação Científica foi concedida para um estudante envolvido nas pesquisas.

O projeto, que durou cerca de 18 meses, já traz consigo alguns resultados relevantes. Além da formação de recursos humanos qualificados na área (alunos de IC, monografia e mestrado), vários resumos com resultados das pesquisas foram apresentados em diversos eventos nacionais.

Segundo Valdemar Jr., um trabalho consequente deste projeto, intitulado ‘Study of Using Nb2O5.xH2O as Catalysts in Producing Biofuels by Transesterification of Soybean Oil’, foi apresentado durante o II Simpósio Ibero Americano de Química Orgânica, realizado em setembro de 2010, na cidade de Santiago de Compostela - Espanha.

Recentemente foi submetido um artigo científico em periódico internacional, Qualis A da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), intitulado “Effect of Heat Treatment of Nb2O5.nH2O on the Esterification of a Fatty Acid”.

Assessoria de Comunicação/Fapes
3636 1853 - 9900 3774