29/06/2011 11h39 - Atualizado em 10/08/2015 15h24

Fapes estuda parceria para o Programa ES Digital

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), recebe nesta semana uma equipe da empresa Datacom, com quem discute uma parceria para o desenvolvimento e implementação do Programa ES Digital.

A empresa é líder nacional na fabricação de soluções e equipamentos para o setor de telecomunicações, e nos últimos cinco anos investiu mais de R$ 70 milhões em pesquisa e desenvolvimento. Neste encontro está pautada a criação de uma unidade de Pesquisa e Desenvolvimento da Datacom no Espírito Santo.

O trabalho em conjunto atenderia ao Planejamento Estratégico do Governo do Estado, através da implementação do Programa ES Digital, que permitirá o acesso à Internet banda larga a moradores de zonas rurais e urbanas do Estado. Esta é uma ação já contratada pelo Estado com a Telebrás e faz parte do Plano Nacional de Banda Larga.

Para o diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, este encontro é de extrema importância para os trabalhos que visam o avanço tecnológico do Espírito Santo. “Esta é uma empresa de grande reconhecimento nacional por suas ações. Os investimentos deles contribuem na expansão da banda larga em todo o País. Uma parceria da Fapes com a Datacom representa uma conquista para o cenário de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação regional.”

A previsão é de que neste ano, dez municípios capixabas sejam contemplados com esse programa, e a meta é disponibilizar Internet para todo o Espírito Santo até 2014. O presidente da Datacom, Antonio Carlos Porto, disse que “nossa empresa já possui um contrato com a Eletrobras e atua em outros estados no Plano Nacional de Banda Larga. Esta seria uma oportunidade de inserção no Espírito Santo”.

Além disso, Antonio Carlos destaca a qualidade dos profissionais formados no Estado como outro atrativo. “Nós queremos atuar através de programa de cooperação com centros de pesquisa locais e, inclusive vir a abrir um próprio. O alto nível dos profissionais formados pelas instituições locais pode permitir um casamento perfeito da Datacom com o Espírito Santo, com o apoio da Fapes”, conclui.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da FAPES
Ana Luiza Freitas
3636 1853 9900 3774
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard