18/04/2011 15h29 - Atualizado em 10/08/2015 15h24

Fapes empossa CCAF e busca desenvolvimento integrado do Estado a partir da Ciência, Tecnologia e Inovação

Tomou posse na tarde desta segunda-feira (18), o Conselho Científico Administrativo da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo –CCAF/Fapes. Composto por nove membros, o CCAF/Fapes é um colegiado responsável pelas consultas e deliberações que regem o sistema de Ciência e Tecnologia (CT&I). O desenvolvimento integrado do Espírito Santo a partir do investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação é uma das principais metas deste setor.

A cerimônia de posse aconteceu na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, onde o grupo foi recebido pelo secretário Jadir Péla e oficializado pelo diretor presidente da CCAF/Fapes, Anilton Salles Garcia.
O diretor presidente fez uma exposição sobre as atribuições e desafios do sistema estadual de CTI, destacando a necessidade do Espírito Santo debater e aprovar a Lei Estadual de Inovação, instrumento que vai permitir mais incentivo à atividade de inovação no Estado. Além disso, Garcia relatou as principais atividades e avanços da Fapes neste ano, tais como os editais para fomento da pesquisa e inovação e as diversas reuniões com pessoas e instituições que virão a fortalecer a política estadual de CT&I.

O secretário Jadir informou que vem trabalhando para que os diversos órgãos de governo se utilizem mais das ações da CT&I e, ao mesmo tempo, para que outras secretarias de CT&I do sudeste também contribuam com parcerias e programas aos capixabas, já que o Estado representa o sudeste no Conselho Nacional de Secretários de CT&I.
Composição

Nomeados pelo decreto governamental 890, de 13 de abril de 2011, o CCAF / Fapes tem como membros natos, o presidente, Anilton Salles Garcia, a diretora técnica, Valéria Fagundes, e a diretora administrativa, Maria Tereza Colnaghi Lima. São representantes do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo – BANDES - Marcos Roberto Lima (titular) e Sávio Bertochi Caçador (suplente). Também compõem o CCAF, por parte do Setor Produtivo, Iomar Cunha dos Santos (titular), Paulo Sergio Teles Braga (suplente), José Ivo Grilo (titular), Roberta Marcolano Picoli Martineli (suplente), Liliane Ferreira Fundão (titular) e Sandro Marcolano Perovano (suplente). E, como participantes da Comunidade Técnico-científica, Antonio Alberto Ribeiro Fernandes (titular), Luiz Fernando Loureiro Fernandes (suplente), Elietti Rabbi Bortolini (titular), José Aires Ventura (suplente), Renato Tannure Rotta de Almeida (titular) e José Roberto de Oliveira (suplente).

Assessoria de Comunicação da Fapes
comunicação@fapes.es.gov.br