25/03/2014 07h43 - Atualizado em 10/08/2015 15h33

Fapes e Setur apresentam diagnóstico do turismo na Região Metropolitana

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) apresentam nessa terça-feira (25), os resultados do edital FAPES 020/2011 “Pesquisa aplicada às políticas públicas estaduais: Economia do Turismo”.

A pesquisa foi realizada nos últimos 18 messes e teve como objetivo diagnosticar a economia do turismo e avaliar o potencial turístico da Região Metropolitana de Vitória, para desenvolvimento de políticas públicas para o setor.

A iniciativa é inédita no Estado e o investimento total foi de R$ 1 milhão com estudos que trarão dados precisos sobre os municípios de Vitória, Vila Velha, Guarapari, Serra, Fundão, Cariacica e Viana.

O secretário do Turismo Alexandre Passos reforçou a importância da parceria entre os órgãos do Governo para a execução de projetos, o ineditismo da pesquisa para a elaboração de um diagnóstico econômico do setor e sua aplicação em políticas públicas. “Nós demos um passo importante para resolver a carência de informações seguras e confiáveis que tínhamos na área do turismo. Realizamos esse estudo inédito e com esse investimento poderemos a partir de agora trabalhar com dados reais e planejar nossas ações de forma mais adequada”, conclui o secretário.

Para o diretor-presidente da Fapes Anilton Salles Garcia, “essa parceria é pioneira na gestão pública do Estado e mostra como é possível utilizar os programas da Fapes para auxiliar as secretarias estaduais e órgãos públicos a formularem suas políticas com maior embasamento científico. Foi uma experiência muito rica para a Fapes e com esse edital nós efetivamente trabalhamos orientados pela lógica das demandas internas do Governo.” Ainda segundo Anilton, essa experiência já está sendo utilizada como modelo nas ações com outras secretarias estaduais e nossa expectativa é construir uma nova parceria com a Setur para estudar a economia do turismo em outras regiões do Estado. Com os resultados obtidos a Setur poderá estruturar suas ações com maior eficácia e eficiência em benefícios dos turistas e da economia do Estado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação - Fapes
Mariana de Araujo Santanna
(27) 98849-8535 / (27) 3636-18 53
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard