13/07/2012 12h12 - Atualizado em 10/08/2015 15h30

Fapes e Sectti divulgam 9º Semana de Ciência e Tecnologia a estudantes do ES

Uma equipe de funcionários da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti) está visitando instituições de Ensino Fundamental e Médio de diversos municípios do Espírito Santo para divulgar a 9º Semana Estadual de Ciência e Tecnologia e o Programa Nossa Bolsa.

Alunos dos municípios de Colatina, São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg e Marilândia receberam a visita da equipe nas últimas semanas.

Os servidores da Sectti, Livia Bernabé, Vanessa Ferrari e Simone Tavares, e da Fapes, Victor Vago, Ana Luiza Freitas e Gabriel Xibli, também visitaram escolas de Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Castelo, Cachoeiro de itapemirim, Rio Novo do Sul, Iconha, Anchieta, Piúma, Guarapari, João Neiva, Ibiraçu, Fundão, Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica.

Os próximos municípios a conhecerem a programação da 9º Semana de Ciência e Tecnologia serão São Mateus, Jaguaré, Sooretama, Linhares e Aracruz.

As visitas servem para divulgar e estimular a participação de alunos da rede pública no evento. Uma das atrações voltadas aos alunos é a Feira de Ciências e Engenharia, que pretende ser um movimento de estímulo ao jovem cientista. A Seccti está com edital aberto para selecionar, até o dia 20 de agosto, projetos de alunos da rede pública de nível fundamental e médio que trabalhem com o tema da 9º Semana.

Os trabalhos selecionados ficarão expostos na 1ª Feira Estadual de Ciências e Engenharia, durante a 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia para a visitação pública.

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Pella, aponta que iniciativas como essa são fundamentais para mobilizar os jovens em torno de atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“A participação dos alunos da rede pública na Semana de Ciência e Tecnologia no ano passado nos trouxe muito orgulho, e diante de trabalhos tão relevantes, decidimos lançar um novo desafio, que é a Feira de Ciências e Engenharia. Vimos a capacidade produtiva dos alunos da rede pública e queremos incentivá-los a se aproximar da ciência e tecnologia.”

As visitas aos municípios também divulga o Programa NossaBolsa, uma iniciativa do Governo do Estado que fornece bolsa de graduação a alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública e tenham renda per capita familiar inferior a três salários mínimos.

O diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, destaca que a divulgação direta aos estudantes permite apresentar o Programa NossaBolsa de forma mais eficaz, visto que os alunos se sentem mais a vontade para fazer perguntas sobre seu funcionamento.

“Em 2011, o Programa NossaBolsa bateu recorde de inscrições, e a Semana de Ciência e Tecnologia teve publico recorde. Iniciativas como essas, de visita ao público alvo de nossas ações, permitem que consigamos atrair os jovens à educação, pesquisa e à ciência, disse Anilton.”

Assessoria de Comunicação/Fapes
Tel.: 3636 1853 - 9900 3774