A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) recebeu, nesta quinta-feira (28), a representante da Financiadora de Estudos e Pesquisa (Finep) Valéria Amorim, e representantes de Instituições de ensino e pesquisa.
A intenção foi dar continuação ao trabalho pelo desenvolvimento do Centro de Pesquisas, Inovação e Desenvolvimento do Espírito Santo (CPID).
O CPID é um espaço que está sendo construído com parceria entre a Fapes, a Finep, o Instituto Estadual de Meio Ambiente, Universidade Federal do Espírito Santo e o Instituto Federal do Espírito Santo. A proposta é fornecer um laboratório qualificado que atenda as demandas não só da comunidade acadêmica, como também os cidadãos e empresários capixabas.
Para o diretor-presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, esse é um marco importante para a consolidação da pesquisa no Espírito Santo. “O investimento do Governo, através da Fapes e do Iema, permitirá que o Espírito Santo conte com um Centro de referência de pesquisa, inovação e desenvolvimento.
Os projetos apoiados através dessa iniciativa já estão em andamento e, com a conclusão, o Estado será beneficiado, pois o CPID proverá resultados qualificados para utilização dos profissionais”, disse.
Na reunião, os coordenadores dos sete projetos em andamento apresentaram uma atualização das metas de suas propostas.
Para a representante do Finep, Valéria Amorim, o encontro contribui para que que o CPID seja concluído em tempo hábil.
“Essa reunião foi muito produtiva, pois pudemos tirar dúvidas dos coordenadores e orientá-los de modo que eles saibam quanto trabalho foi realizado e o que fazer para concluirmos o CPID. A nossa intenção é trabalhar junto à Fapes e demais parceiros para que este Centro, através do dinheiro público, deixe de ser um sonho e se torne um espaço científico de acesso aos capixabas”, afirmou.
O Pró-Reitor de Extensão e Produção do IFES e integrante do Comitê Gestor do CPID, Tadeu Pissinati ressaltou que a reunião alinhou as expectativas dos coordenadores e permitiu determinar ações para garantir a finalização do Centro.
“A partir desse encontro definimos o que é preciso fazer: devemos concentrar os nossos trabalhos para concretizar as compras de equipamentos para uso nos laboratórios, iniciar a construção do CPID e definir a organização jurídica que regerá o Centro”, declarou.
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes
Ana Luiza Freitas
3636 1853 - 9900 3774
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br