22/08/2019 16h20 - Atualizado em 22/08/2019 16h48

Fapes passa a usar apenas documentos eletrônicos buscando economia e rapidez

Foto: Divulgação/Fapes

Com a adoção do e-Docs, a Fundação deixa de gastar 98% em folhas de papel.

De agora em diante, a tramitação de todos os documentos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) dispensa o uso de papel e passa a ser feita por meio do e-Docs, que é o sistema corporativo para gestão digital de processos do Governo do Estado. A medida começa a valer a partir desta quinta-feira (22) e a previsão é que sejam economizadas 98% das 12 mil folhas de papel utilizadas, em média, a cada mês.

“A modernização do serviço público deve estar estreitamente ligada a transformações que tornem o trabalho mais eficiente e que busquem a melhor aplicação dos recursos”, declarou o diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes. “Além da questão financeira, destacamos a preocupação ambiental e a agilidade nos trâmites proporcionados pela adoção dessa ferramenta inovadora e a consequente liberação de nossos servidores para atividades mais nobres.”

Com o e-Docs, é possível autuar, capturar, despachar, tramitar, classificar, arquivar e destinar documentos e processos. O objetivo do Governo é tornar mais ágil, eficiente e transparente a gestão de documentos e processos administrativos no âmbito do Poder Executivo Estadual. De acordo com Gerência Administrativa (Gerad) da Fapes, de janeiro a julho deste ano foi registrado o consumo de 84 mil folhas.

Segundo a responsável pelo protocolo e arquivo da Fapes, Maria da Glória Martins dos Santos, a obrigatoriedade de utilizar o novo sistema pode trazer certo medo aos servidores por resistência a mudanças. Por outro lado, ela explica que não haverá mais atrasos nas tramitações dos processos por causa de problemas com assinatura de documentos referentes a bolsas e recursos. “Com o e-Docs, a pessoa pode assinar o documento independentemente de onde esteja, agilizando os procedimentos, eletronicamente, como despachos de processo de bolsas e recursos para dar continuidade a elas”, explica.

O e-Docs funciona diretamente em uma página da internet, não havendo a necessidade de instalação de aplicativos ou programas no computador ou aparelho celular. O sistema está disponível para acesso por servidores do Poder Executivo no endereço processoeletronico.es.gov.br.

Texto: Júlia Lopes

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