10/06/2013 06h58 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Fapes divulga resultado final do Edital Bolsas de Pesquisador Capixaba

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) divulgou na última terça-feira (04) o resultado final do Edital Bolsa Pesquisador Capixaba - Nº 014/2012, com aprovação de 50 propostas e 37 suplentes.

A Bolsa Pesquisador Capixaba (BPC) é uma iniciativa com objetivo de valorizar e estimular a produção científica e atuação do pesquisador como agente polarizador e nucleador do desenvolvimento técnico-científico no Espírito Santo. Considerando o cenário em que o Estado possui aproximadamente 1.500 doutores, e menos de 150 deles são bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foram criados mecanismos que visam o aumento da produtividade dos pesquisadores e refletirá diretamente no aumento no número de pesquisadores capixabas bolsistas de produtividade no CNPq.

A bolsa BPC destina-se a pesquisador doutor, titulado há no mínimo cinco anos, de instituições de ensino ou pesquisa, públicas ou privadas, localizadas no Espírito Santo, que não receba bolsa de produtividade de outra agência de fomento. O total disponibilizado para o edital foi de R$1.440.000,00, sendo o valor mensal da bolsa de R$800,00, por 36 meses.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFES, Doutor Neyval Costa Reis Junior "a Bolsa Pesquisador Capixaba é extremamente importante para a pesquisa, pois valoriza os nossos pesquisadores produtivos, dando um incentivo adicional às suas atividades de pesquisa. Os pesquisadores capixabas, em especial os da UFES, tem conquistado um número expressivo de bolsas junto ao CNPq, entretanto o crescimento da nossa produção não tem sido acompanhado por um aumento do número de bolsas do CNPq. Existem muitos pesquisadores no Espírito Santo com produção suficiente para receber bolsas de produtividade do CNPq, mas elas não estão disponíveis”. O pró-reitor ainda destaca que “a Bolsa Pesquisador Capixaba vem preencher essa lacuna e é de vital importância para o desenvolvimento do Espírito Santo e da pesquisa local”.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Vila Velha (UVV) Doutor Marco Antonio Oliva Cano acrescenta que “a implementação de bolsas direta para o pesquisador capixaba vem ao encontro do ensejo da jovem comunidade científica do Estado. Parabenizo a Fapes pela iniciativa e tenho a certeza que em um mediano prazo resultados se manifestarão na quantidade e qualidade da produção cientifica de nossos pesquisadores o que colocará o Espírito Santo em um patamar mais alto do contexto cientifico nacional”.

Para o Diretor Presidente da FAPES, Dr Anilton Salles Garcia, “essa ação tem como objetivo principal possibilitar aos pesquisadores capixabas aumentar a sua produção científica, assim como melhorar as condições para concorrer aos editais do CNPq. Além disso, espera-se com isso contribuir para a redução da defasagem que há entre a produção científica no Espírito Santo”. Ainda segundo Anilton, “uma consequência natural no médio e longo prazo é o aumento de pesquisadores capixabas na condição de bolsistas de produtividade Nível 1 do CNPq e, desse modo, podemos aumentar a influência do Estado nos processos de tomada de decisão no âmbito do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.”

O Edital corresponde a mais uma iniciativa do Governo do Espírito Santo no que se refere ao incentivo à produção do conhecimento, de forma a ampliar a inserção do Estado no contexto nacional e internacional no âmbito da pesquisa científica.

O prazo de entrega da documentação para contratação será de dez dias corridos a partir da convocação via e-mail da gerência de Contratos e Convênios da Fapes - Gecon.

Mais informações: www.fapes.es.gov.br.

Assessoria de Comunicação – FAPES