13/08/2010 11h22 - Atualizado em 10/08/2015 15h20

FAPES DIVULGA RESULTADO DO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O Governo do Espírito Santo incentiva a formação de novos cientistas. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect), nesta sexta-feira (13), o resultado do Programa Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC).

O programa concede bolsas no valor de R$360,00 (trezentos e sessenta reais) para estudantes de graduação universitária com o intuito de estimular novas carreiras científicas e tecnológicas, despertando vocações para a pesquisa e o conhecimento. O PIBIC é regulado pelo edital 06/2010 da Fapes, e distribui 100 bolsas para Iniciação Científica e Tecnológica (ICT).

Um dos principais critérios de seleção é a excelência acadêmica da instituição de ensino. O resultado contempla 11 instituições que irão receber o incentivo. Não havendo qualquer recurso jurídico entre as participantes, será publicado o resultado final, com o nome dos estudantes contemplados em cada faculdade.

De acordo com a diretora Técnica da Fapes, Valéria Fagundes, "O número de doutores por instituição foi determinante na distribuição das cotas. Isso revela a importância dos investimentos que as instituições de ensino fazem ao contratar docentes altamente qualificados", afirmou.

A contratação das bolsas será feita após passado o prazo legal de recursos (5 dias úteis) a partir da divulgação do resultado final e da indicação dos nomes dos bolsistas pelas instituições beneficiadas. Os indicados à bolsa devem ficar atentos à lista de documentos necessários para implementação. Mais informações no site da Fapes: (www.fapes.es.gov.br, opção [formulários por edital], [Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica — PIBIC/ES] ). A agilidade na entrega dos documetnos será crucial para a implementação das bolsas a partir de 01 de setembro de 2010.

As onze instituições beneficiadas são:

Universidade Federal do Espírito Santo

Faculdades Integradas Espírito Santenses