04/02/2013 09h15 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Fapes divulga resultado do Edital para Bolsa de Apoio Técnico

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) divulgou o resultado do Edital 017/2012 - Bolsa de Apoio Técnico, cuja finalidade é apoiar a execução de atividades técnicas especializadas, visando aprimorar as condições de serviços dos laboratórios multiusuários que atendam grupos de pesquisa com três ou mais pesquisadores doutores.

Foram aprovadas 45 bolsas no valor mensal de R$ 1.200,00 com duração de 24 meses totalizando R$ 1.296.000,00 provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec). Para a contratação, a Gerência de Contratos e Convênios – Gecon entrará em contato, via e-mail, com os pesquisadores selecionados, informando a relação dos documentos necessários, assim como o prazo para entrega dos mesmos. O inicio da vigência das bolsas é no mês subsequente à contratação. Esse Edital abre portas para graduados no Espírito Santo, valorizando e aprimorando o conhecimento dos bolsistas.

Do total de propostas aprovadas, 16 são do interior do Estado – Alegre e São Mateus. Estes resultados indicam que estão sendo alcançadas duas das principais metas traçadas pelo Governo do Estado para o ramo da pesquisa, tecnologia e inovação: continuar o incentivo à formação de mestres e doutores e interiorizar os recursos para pesquisa.

Segundo o diretor-presidente Anilton Salles Garcia, “esse Edital contribui para solucionar um dos principais gargalos dos laboratórios multiusuários que é o suporte técnico para o desenvolvimento das pesquisas, em função das dificuldades operacionais das instituições em manter esse tipo de profissional.” Ainda segundo Anilton, com essa modalidade de apoio, a Fapes está abrindo oportunidades para melhorar a qualificação profissional no Estado do Espírito Santo, além de contribuir para elevar a qualidade das pesquisas realizadas pelos diversos grupos.

Mais informações:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo