23/09/2011 12h33 - Atualizado em 10/08/2015 15h25

Fapes divulga resultado de quatro editais

Já estão disponíveis no site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) os resultados dos editais do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR), de concessão de bolsas de Mestrado - acadêmico ou profissional - de Doutorado e de Participação e Organização de eventos.

O edital 01/2011, referente ao Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR), tem como objetivo estimular e atrair pesquisadores doutores a fixarem-se e atuarem no Espírito Santo, contribuindo no desenvolvimento nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. A Fapes disponibilizou auxílios financeiros para o desenvolvimento do projeto no valor máximo de R$ 40.000,00 cada, uma bolsa do CNPq e bolsa complementar.

O edital 09/2011, de concessão de bolsas de Mestrado, atende com bolsas de Mestrado, acadêmico ou profissional, aos programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino superior, públicas ou privadas, sediadas no Espírito Santo.

O programa visa a apoiar a formação de recursos humanos qualificados, a consolidação de cursos de pós-graduação e o desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo. Para isso, foram disponibilizados R$ 1.440.00,00, totalizando 50 bolsas, com vigência de até 24 meses.

Foi divulgado também o resultado do Edital 10/2011, de concessão de bolsas de Doutorado. O investimento neste projeto foi de R$ 864.000,00.

A Fapes divulgou ainda o resultado final da terceira chamada do Edital 06/2011, referente a apoio aos pesquisadores do Estado na participação e organização de eventos. Dezoito pesquisadores receberão auxílio para participação em eventos técnico-científicos nacionais e internacionais. O edital contempla ainda 26 eventos como congressos, workshops, seminários relacionados com ciência, tecnologia e inovação, que serão realizados no Espírito Santo até o fim deste ano.

O edital de chamada para propostas de auxílio para estágio técnico e científico tem vigência até 31/10/2013 ou até que sejam contratadas as dez cotas de bolsas disponibilizadas no acordo de cooperação técnica CNPq/Fapes. Este edital atende a pesquisadores vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa, para realização de estágio técnico-científico, e estão sendo disponibilizados R$ 90.000,00 .

A lista completa com resultado de cada um dos editais está disponível no site da Fapes: www.fapes.es.gov.br

Assessoria de Comunicação Fapes