24/10/2014 15h59 - Atualizado em 10/08/2015 15h34

Fapes divulga resultado da habilitação do edital Universal

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) publicou o resultado da habilitação do Edital Universal Individual, que tem como objetivo, selecionar propostas de projeto individual de pesquisa ou desenvolvimento.

Os recursos financeiros disponíveis para o presente edital são de até R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais), lembrando que se o selecionado for mestre, o valor da proposta é de até R$25 mil, e sendo doutor, o valor é de até R$35 mil.

O Edital tem como ações estratégicas apoiar a melhoria da infraestrutura de pesquisa nas instituições de ensino superior, pesquisa, desenvolvimento ou inovação,públicas ou privadas, localizadas no Espírito Santo. O objetivo é contribuir para o aumento do conhecimento e produção técnico-científica de pesquisadores, estimular, consolidar e incentivar grupos de pesquisa ejovens pesquisadores nas instituições, assimcontribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado.

O prazo de execução é de 24 meses para as seguintes áreas do conhecimento: Ciências da Vida, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Linguística, Letras e Artes.

Foram habilitadas188 propostas sendo que 147 (78,1%) são correspondentes a Jovens Doutores, categoria que compreende pesquisadores titulados a partir do ano de 2004. Também o edital está atendendo a mais de 15 municípios, resultando emduas das principais metas traçadas pelo Governo do Estado para o ramo da pesquisa, tecnologia e inovação: continuar o incentivo à formação de mestres e doutores e interiorizar o interesse pela pesquisa.

Para o diretor-presidente da Fapes Anilton Salles Garcia “este edital vem atender a uma grande expectativa por parte da comunidade técnico-científica do Estado, na busca de recursos para o fomento à pesquisa e desenvolvimento. Este Edital Individual cobre duas importantes lacunas existentes na comunidade: os jovens doutores que foram atraídos para as diversas instituições do Estado, em diversos programas e concursos, incluindo-se as instituições do interior; os pesquisadores mestres que normalmente não recebem este tipo de oportunidade e que representam um importante quantitativo, principalmente nas faculdades particulares e nas instituições do interior do Espírito Santo, e que precisam de estímulo para aprimoramento de seus projetos e busca de formação mais avançada em nível de doutorado.” Ainda segundo Anilton, a efetivação desses projetos de pesquisa certamente possibilitará um salto qualitativo na produção científica do Estado e a geração de soluções, cientificamente suportadas, para os problemas enfrentados nos diversos segmentos da sociedade e no atendimento às demandas do setor produtivo estadual.

Mariana de Araujo Santanna
Tel.: (27) 98849 – 8535 / 3636 – 1853