11/05/2010 13h32 - Atualizado em 10/08/2015 15h19

FAPES disponibiliza R$ 500 mil para tecnologias sociais

A Fundação de Amparo à Pesquisa no Espírito Santo (FAPES), órgão vinculado a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SECT), publicou o edital para o apoio ao desenvolvimento de tecnologias sociais. Ao todo serão disponibilizados R$ 500 mil.

O Edital tem como objetivo apoiar financeiramente a execução de projetos individuais de pesquisa, que criem instrumentos de auxílio à geração de renda em comunidades capixabas. E assim, contribuam para a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos e na redução da pobreza.

De acordo com Aureliano Nogueira, Diretor Presidente da FAPES, “tecnologias sociais beneficiam de forma intangível. Ela agrega valor a formação profissional, visando a inclusão social para o segmento que se apresenta carente e procura atende essa demanda”.

A quantia será disponibilizada para pesquisas que beneficiarão as áreas de medicamentos fitoterápicos; desenvolvimento de tecnologias para o reaproveitamento de resíduos; tecnologias assistivas; desenvolvimento de tecnologias sustentáveis de água e energia em áreas rurais e urbanas; desenvolvimento de tecnologias para recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica e inclusão social e desenvolvimento local. Cada pesquisa poderá dispor no máximo de R$ 50 mil.

Os projetos devem ser entregues até o dia 30 de junho de 2010 na sede da Fapes. O proponente do projeto deverá ter no mínimo a titulação de mestre; ser vinculado a uma instituição de ensino e/ou pesquisa pública ou privada; residir no Espírito Santo; ter currículo cadastrado na plataforma Lattes, além de não poder possuir mais de um projeto em andamento na FAPES.

No processo seletivo os projetos enquadrados serão encaminhados para a análise de mérito a ser realizada por dois consultores ad hoc e pela Câmara de Assessoramento Temporária de Políticas Públicas, Sociais e Econômicas formada por cinco membros titulares e um suplente, sob a coordenação do Diretor Técnico da FAPES. Depois dessa avaliação será encaminhado à Diretoria Executiva da Fundação para aprovação.

O resultado será divulgado no dia 30 de julho de 2010 no Diário Oficial e no site da FAPES.

Nides de Freitas
nides@sect.es.gov.br