A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), em busca de novos meios de apoiar projetos de inovação, reuniu-se na tarde desta segunda-feira (08) com representante da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
A convite da Fapes, o representante da Finep, Marcelo Camargo, reuniu-se com demais entidades estaduais para apresentar o Programa TecNova que visa apoiar as microempresas e empresas de pequeno porte via parceiros descentralizados, estruturados e capacitados para desempenhar os papéis da Finep em seus estados, através de subvenção econômica.
O diretor-presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, destaca que a proposta discutida proporciona melhorias na atuação da Fundação, que poderá lançar um novo edital para subsidiar projetos de inovação em micro e pequenas empresas.
“Esse projeto que discutimos hoje permite que o Estado invista em projetos de alto valor agregado, em áreas fundamentais e diretamente ligadas ao desenvolvimento do Espírito Santo como petróleo, gás, energia e tecnologias da informação e comunicação.”
A intenção é de que a Fapes lance um edital, em parceria com a Finep, para fomentar o desenvolvimento tecnológico de uma micro ou pequena empresa, que terá até 24 meses para desenvolver seu projeto.
Representantes de outras Instituições estaduais como a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), Aderes, Findes e Banestes também participaram da reunião, além da incubadora TecVitória.
Para Anilton, além de investir na inovação no Estado, essa proposta permite estabelecer parcerias com outros órgãos estaduais, construindo uma rede de parceiros integrada no fomento à pesquisa.
Marcelo Camargo, do Departamento de Operações de Subvenção da FINEP, relata que o objetivo da parceria Finep com as Fundações de Amparo à Pesquisa é reforçar o sistema de inovação estadual no país, e destaca que o Espírito Santo é uma região promissora.
“O Espírito Santo conta com uma articulação fantástica, que promete integrar vários agentes estaduais, como a Fapes, secretarias, bancos e incubadoras. Dessa forma, esperamos concretizar esse acordo e receber várias propostas, permitindo que recursos federais se unam ao estadual contribuindo para o desenvolvimento eficiente da pesquisa e da inovação.”
Programa TecNova
O programa TecNova visa apoiar as microempresas e empresas de pequeno porte via parceiros descentralizados, estruturados e capacitados para desempenhar os papéis da Finep em seus estados, através de subvenção econômica.
Os Parceiros Descentralizados Estaduais serão responsáveis pelo repasse e operacionalização dos recursos de subvenção econômica estimados em R$ 190.000.000,00 (cento e noventa milhões) visando apoiar financeiramente a inovação em microempresas e empresas de pequeno porte, em consonância com os Planos Estratégicos do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Política Industrial do Governo Federal e as políticas estaduais de inovação.
Estratégicas do TecNova
- Avanço na descentralização operacional da Finep, especialmente no que tange às operações de menor porte, contribuindo para o estabelecimento de parcerias e cooperações que fortaleçam o Sistema Nacional e os Sistemas Estaduais de Inovação e para o aumento da capilaridade da atuação da empresa;
- Possibilitade de maior racionalidade operacional da Finep, otimizando e integrando os programas e instrumentos de apoio da Finep às microempresas e empresas de pequeno porte. Com isso será possível implementar num único programa os principais objetivos atualmente obtidos através da execução de cinco diferentes programas, a saber: Prime, Pappe Subvenção e Pappe Integração, PNI Incubadoras e Subvençâo Nacional para este segmento de empresas.
- Construção um esquema de parcerias com as instituições atuantes no âmbito estadual para apoio à área de inovação, valendo-se do conhecimento da realidade local, proximidade da demanda e do aporte de recursos estaduais.
- Focar o apoio da Finep no financiamento às atividades de pesquisa e desenvolvimento e inovação em empresas de micro e pequeno porte e articular parcerias para o apoio complementar no campo da gestão empresarial, por meio de ação conjunta com o Sistema Sebrae.
Informações à Imprensa:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
Ana Luiza Freitas
3636 1853 - 9900 3774
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br