08/05/2012 11h11 - Atualizado em 10/08/2015 15h30

Fapes dá posse a novos membros das Câmaras de Assessoramento

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) deu posse a 35 novos membros das Câmaras de Assessoramento na tarde desta segunda-feira (07).

A cerimônia contou com a presença do subsecretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), Alberto Gavini, e do diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, da diretora administrativo-financeira, Maria Thereza Colnaghi Lima, e da diretora técnico-científica, Valéria Fagundes.

O subsecretário da Sectti, Alberto Gavini, destacou as ações desenvolvidas pela Secretaria para o avanço da Educação Profissional no Estado, com investimentos do Governo na criação da rede estadual de escolas técnicas e o aumento de ofertas do Programa de Formação Inicial e Continuada (Profic).

O diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, explicou aos novos membros das Câmaras de Assessoramento as formas de apoio e de atuação da Fundação. “Nossa missão é fomentar ações de Ciência, Tecnologia e Inovação para geração e difusão do conhecimento no Estado do Espírito Santo, e cada um de vocês, como membros das Câmaras de Assessoramento, estão contribuindo para que possamos consolidar este objetivo”, destacou.

Os membros ainda participaram de sua primeira reunião de trabalho, junto à diretora técnico-científica, Valéria Fagundes, que orientou os participantes sobre as funções das Câmaras.

Câmaras de Assessoramento

As Câmaras são compostas por cinco membros titulares e um suplente, e atuam sob a coordenação da diretora técnico-científica; são organizadas por áreas de conhecimento e constituídas por profissionais de notório saber e experiência em suas respectivas áreas de atuação, residentes ou não no Espírito Santo.

O mandato dos integrantes nas Câmaras é de dois anos, e em abril se encerrou o mandato de 35, dos 42 membros do biênio 2010-2012, devendo haver renovação.

A escolha dos novos membros foi baseada no mérito acadêmico, técnico-científico e na experiência profissional comprovada na área de atuação. A Diretoria Executiva da Fapes analisou os candidatos e encaminhou uma lista para deliberação do Conselho Científico e Administrativo da Fundação.

Os pesquisadores puderam se candidatar a uma das sete Câmaras da Fapes: Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências da Vida, Engenharia e Ciências Sociais Aplicadas.

Cabe aos integrantes das Câmaras, entre demais funções, analisar o mérito científico e técnico dos pedidos de fomento, apoio e incentivo recebidos pela Fapes, emitindo parecer técnico circunstanciado com caráter de recomendação, submetendo-o à Diretoria Executiva.

Assessoria de Comunicação/Fapes
Tel: 3636 1853 - 9900 3774