12/07/2013 14h22 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Fapes convida os interessados a participar das Câmaras de Assessoramento (CA)

A Fundação de Amparo a Pesquisa do Espirito Santo (Fapes) convida membros da comunidade técnico-científica capixaba para se candidatarem a membros das Câmaras de Assessoramento (CA) da Fundação.

A atuação dos membros das CAs é fundamental para o trabalho realizado na Fapes. Dentre as atividades desenvolvidas pelas câmaras está analisar os pedidos de fomento, apoios e incentivos quanto ao mérito técnico e científico; relatar os processos analisados para os demais membros da CA; avaliar a execução, por meio de relatórios e/ou visitas, quanto aos aspectos técnico-científicos dos projetos que tenham recebido apoio financeiro da Fapes, observadas as normas e procedimentos; participar de comitês específicos sempre que solicitado; exercer outras tarefas correlatas que sejam solicitadas pela diretora técnico-científica; e sugerir medidas que auxiliem a Fapes no cumprimento de seus programas e finalidades.

A diretora técnico-científica, Valéria Fagundes, destaca a importância das Câmaras de Assessoramento: "A participação da comunidade científica nas CAs da Fapes auxilia na melhoria de procedimentos de análise e julgamento das propostas, assim como pode trazer as demandas a serem avaliadas pela Fundação no que tange ao fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação. Pretendemos com essa ação obter uma lista de pesquisadores com interesse em auxiliar a melhorar os processos seletivos. A cada vacância em uma das oito CAs da Fapes é importante ter nomes disponíveis para preenchimento o mais rapidamente possível dessa vaga."

O mandato dos membros das CAs é de dois anos e a aprovação do nome de um membro para compor as CAs da Fapes é feito pelo Conselho Científico e Administrativo da Fundação (CCAF), tomando como critérios a formação na graduação e pós-graduação, área e subárea de atuação, diversidade de instituições (públicas e privadas) e experiência profissional com titulação mínima de doutor do pesquisador.

"A inscrição não é um processo seletivo. Não envolve classificação dos inscritos ou divulgação do resultado da inscrição. Uma vez inscrito, se indicado pelo CCAF para compor a CA, o pesquisador será contatado pela FAPES para manifestar se a intenção em compor a CA para a qual se inscreveu", destaca a diretora técnico-científica.

Período de inscrição: 10 de julho a 09 de agosto de 2013

Como se inscrever: preencher a ficha de inscrição disponível na página da Fapes (www.fapes.es.gov.br) e enviar ao endereço asditec@fapes.es.gov.br, com uma cópia do Currículo Lattes. A assessoria irá confirmar o recebimento da inscrição.

Assessoria de Comunicação – Fapes
Mariana de Araujo Santanna