25/06/2014 15h23 - Atualizado em 10/08/2015 15h33

Fapes completa 10 anos investindo na ciência, tecnologia e inovação no Espírito Santo

No dia 25 de junho de 2004, exatos 10 anos atrás, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) era criada, na época nominada Fundação de Apoio a Pesquisa do Espírito Santo, com objetivo de fomentar ações de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para geração e difusão do conhecimento no Estado do Espírito Santo, transformando a vida de muitos capixabas. Desde então, a Fapes tem investido recursos financeiros de projetos, bolsas e auxílios visando o apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação e à formação de recursos humanos.

Com uma década de investimento em ciência, tecnologia e inovação, a Fapes abriu novos caminhos para a comunidade científica capixaba como também despertou o interesse para a pesquisa em muitos jovens do Estado. A cada ano que foi passando o numero de bolsas foi multiplicando e o investimento crescendo, fomentando pesquisas que buscam melhorias para todo o Espírito Santo.

Para celebrar essas inúmeras ações, a Fapes realiza durante o mês de junho o lançamento de selo e carimbo comemorativos dos Correios, do livro das Atividades de 10 anos da Fapes. O carimbo ficará disponível durante 30 dias na agência filatélica de Vitória. Posteriormente os símbolos serão encaminhados para a Central de Vendas à Distância do Rio de Janeiro eem seguida para oMuseu Postal e Telegráfico da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), em Brasília.

Nos seus 10 anos de existência, a Fapes teve um papel transformador para o avanço da Ciência e da Inovação no Espírito Santo, na estruturação das instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas e na integração das instituições de C,T&I com as empresas de base tecnológica, atuando firmemente na formulação de políticas e programas de fomento em C,T&I, juntamente com programas que visam o bem estar social, o desenvolvimento voltado para todas as microrregiões do Estado, a geração de trabalho e renda e o acesso universal à educação, impulsionando um desenvolvimento jamais observado para o Espírito Santo, condição necessária para um estado competitivo e o alcance do desenvolvimento socialmente e economicamente equilibrado.

“É gratificante ver como o Espírito Santo se transforma a cada dia, sabendo da importância do apoio da Fapes, hoje sabemos que devido ao apoio do Governo nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, por meio da Sectti e da Fapes, trouxe reconhecimento para o Estado virando referência nacional”, destaca o diretor Presidente, Anilton Salles Garcia.

“O Governo do Estado tem traçado como meta a constância na gestão da Fapes, para garantir a continuidade das ações de investimentos em CT&I”, ressaltou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Alberto Gavini. “Nós incentivamos que os estudantes tenham apoio desde a educação básica até a formação. Assim oferecemos a oportunidade dele ter sucesso na sua formação pessoal e profissional e, consequentemente, favorecendo o desenvolvimento Estadual”, destacou.

Informações à Imprensa:
Assessora de Comunicacao - Fapes
Mariana de Araujo Santanna
(27) 98849-8535
(27) 3636-1853
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard