22/10/2013 08h03 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Fapes apresenta 100 pesquisas durante a 10ª Semana de Ciência e Tecnologia

Pela primeira vez a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo terá uma tenda de 1.100m2 dentro da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia. Dentro da tenda serão expostas cerca de 100 pesquisas apresentadas por seus coordenadores e bolsistas apoiados pela fundação.

O objetivo da Fapes é montar “corredores do conhecimento”, mostrando os primeiros passos do “pesquisador do futuro” até projetos de excelência do Estado. Com pórticos para explicar o visitante, tudo começa com os projetos dos alunos de ensino fundamental e médio das escolas estaduais do Programa de Iniciação Científica Júnior, com destaques para projetos como “Desenvolvimento e aplicação de jogos didáticos no ensino de química”, da Dra. Leila Aley Tavares, e “Construção de Kits educativos para o ensino de Ciência da Natureza”, da Dra Viviana Borges Corte. O segundo estande institucional é do Programa Nossa Bolsa, que vai distribuir brindes por meio de um jogo que tem como objetivo explicar o que é o programa de forma descontraída.

A exposição proporciona ao visitante conhecer a evolução do pesquisador, passando por projetos de Iniciação Científica de alunos de graduação e pesquisas de pós-graduação de Instituições de Ensino Superior do Estado. Apresenta o início dos primeiros projetos de recém-doutores, como mostra a pesquisa “Diversidade e Evolução Morfológica em Pterossauros”, da Dra. Taissa Rodrigues Marques da Silva, que teve destaque internacional. Também contamos com dois museus e pesquisas do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência que até o ano de 2013 teve investimento de 12 milhões, junto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Assessoria de Comunicação – Fapes
Mariana de Araujo Santanna