18/11/2013 16h07 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

FAPES apoia realização da I Semana de Geologia do Espírito Santo

Com o objetivo de amparar a difusão científica no Espírito Santo, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), está apoiando a I Semana de Geologia do Espírito Santo e a III Semana de Estudos Geológicos (SEGEO). Os eventos acontecerão entre os dias 18 e 22 de novembro no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA- UFES) e no Teatro Municipal Virgínia Santos, no município de Alegre.

O evento é promovido pelos alunos do curso de Geologia, sob a orientação do professor do CCA, Edgar Batista de Medeiros Junior, e chega a sua terceira edição com importância e destaque, tanto para o meio acadêmico, quanto para todos os profissionais das geociências que atuam no estado do Espírito Santo.

Durante o evento, serão realizados minicursos e palestras fornecidas por profissionais da área de geologia que atuam no mercado de trabalho, além de profissionais e pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Um dos principais objetivos do evento é promover a troca de experiências profissionais e acadêmicas entre a comunidade geológica do Espírito Santo e do Brasil, principalmente entre os discentes, docentes e profissionais das geociências que atuam no Estado e também fora dele.

O professor Edgar fala sobre a importância do evento para o Estado, que é apoiado pelo edital FAPES 05/2013 Organização de Eventos Técnico-Científico e de Inovação: “A SEGEO acontece, neste ano, paralelamente à I Semana de Geologia do Espírito Santo, que representa o maior evento do Estado e que tem como essência discutir sobre a geologia, nos seus mais diferentes aspectos. Um Estado como o nosso, importante no setor de petróleo e de rochas ornamentais, não pode ficar de fora das discussões geológicas que ocorrem no Brasil. O nosso evento visa colocar de vez o Espírito Santo como rota definitiva para se discutir geologia.”

Também destaca o papel da Fapes em sua carreira e na pesquisa no Estado: “A FAPES é uma fonte importante de recursos para a pesquisa no Espírito Santo. Sem ela, muito do que ocorre, do ponto de vista científico, não seria possível no Estado. Para minha carreira, a FAPES torna-se importante, pois conto com o auxílio financeiro para que eu possa ter a possibilidade de desenvolver pesquisas na área de geociências aqui no Espírito Santo.”

Um dos destaques do evento será a mesa redonda de discussão sobre o novo marco regulatório da mineração, com a participação de Carlos Nogueira, Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia e Flávio Erthal, representante do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ).

Geociências

As geociências aplicam seus conhecimentos na busca de recursos minerais, como o ferro, cobre, chumbo, zinco, ouro, água subterrânea, e de recursos energéticos, como o petróleo, gás natural, carvão, energia geotérmica, hidroelétrica, minerais radioativos, eólica, entre outras. Além disso, as geociências se preocupam em entender os processos que atuam no planeta Terra para difundi-los e, principalmente, promover as formas menos impactantes para a exploração desses bens naturais finitos. Ainda é particularmente importante no entendimento e mitigação dos desastres naturais, como por exemplo, os fluxos gravitacionais que atingem diretamente a população do município de Alegre e do estado do Espírito Santo.

Assessoria de Comunicação – Fapes
Mariana de Araujo Santanna