20/09/2013 14h37 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Fapes apoia projetos de pesquisa sobre a Biodiversidade do Espírito Santo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) divulgou o resultado do edital de Pesquisa Aplicada a Políticas Públicas Estaduais - Biodiversidade do Espírito Santo. Ao todo, foram selecionados 11 projetos de pesquisa no valor total de R$ 1.987.895,97, com prazo de execução de 36 meses.

O objetivo do edital é apoiar financeiramente pesquisas que venham ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade do Estado do Espírito Santo e de sua zona de influência, visando sua gestão integrada com diferentes setores da sociedade e dar subsídios para a tomada de decisão em conservação, restauração e uso sustentável da biodiversidade, capacidade preditiva de respostas às mudanças globais e particularmente às mudanças de uso e cobertura do solo.

O professor doutor Marcelo S. Moretti, do Laboratório de Ecologia de Insetos Aquáticos (LEIA - UVV) da Universidade Vila Velha – UVV, que foi contemplado, relata sobre a importância do Edital para sua pesquisa e para o Espírito Santo: “Para a linha de pesquisa que coordeno na Universidade Vila Velha, os recursos provenientes do Edital FAPES Biodiversidade do Espírito Santo permitirão o levantamento das espécies de invertebrados e fungos aquáticos e o maior entendimento do papel ecológico desempenhado por estas espécies nos riachos de Mata Atlântica da região central do Estado. Temos uma grande biodiversidade nos riachos do Espírito Santo e o conhecimento destas espécies é fundamental para a conservação e o manejo destes ecossistemas”, conclui.

Com a seleção de sua pesquisa no edital, o professor doutor Gustavo Machado Prado, pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), fala sobre a importância da conservação da biodiversidade: “Um aspecto que me agradou muito foi a preocupação demonstrada no edital com o desenvolvimento sustentável. Particularmente, acho impossível conservar a biodiversidade sem considerar o elemento humano. Penso que a melhor forma de se obter maior sucesso na conservação das espécies e do ambiente como um todo é estabelecer parcerias com as comunidades humanas que residem em locais importantes para a conservação. Por exemplo, a proposta elaborada por nossa equipe prevê o desenvolvimento planejado do ecoturismo, com a participação de comunidades regionais que poderão alterar positivamente a sua qualidade de vida sem perda dos seus valores tradicionais e tendo a conservação da biodiversidade como aliada neste processo.”

Destacando a importância da Fapes para o Espírito Santo a doutora Valquíria Ferreira Dutra, professora e pesquisadora da Ufes, também com projeto selecionado no edital, destaca: “Os editais lançados pela Fapes têm abrangido diferentes setores, o que aumenta o número de pesquisadores que podem concorrer aos mesmos, além disso, tem permitido aos recém-doutores, que têm dificuldades em obter recursos em outras agências de fomento, a realização de pesquisas importantes para o Espírito Santo”

Biodiversidade do Espírito Santo

O Edital mostra sua importância para todo o Estado visto que a biodiversidade do Espírito Santo é muito harmoniosa, pois o clima de mar e montanha favorece a manutenção de diversas espécies da fauna e flora.

A flora recebe destaque especial nas orquídeas, principalmente no município de Santa Teresa, sendo também este município o detentor de grande diversidade de espécies de Mata Atlântica por metro quadrado.

A flora marinha, composta principalmente de diversas espécies de algas, é considerada a mais rica do Brasil, atribuída à localização do Estado entre as regiões tropical e temperada.

Apesar de todas as descobertas ainda temos grandes lacunas de identificação e estudos a serem preenchidas, por isso a necessidade de projetos desenvolvidos a respeito da biodiversidade do Espírito Santo.

Assessoria de Comunicação – Fapes
Mariana de Araujo Santanna