21/05/2010 14h16 - Atualizado em 10/08/2015 15h19

FAPES apoia projetos de pesquisa na Bacia do Rio Doce

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) torna público o resultado do Edital CNPq/FAPES Nº011/2009 - Rede de Pesquisa da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Os pesquisadores contemplados são: Aurélio Azevedo Barreto Neto, Antonio Sergio Ferreira Mendonça e Gisele Girardi. O resultado foi publicado no Diário Oficial do Espírito Santo dia 11 de maio de 2010.

O Edital foi lançado com o objetivo de apoiar financeiramente projetos de pesquisa que visem à gestão do uso racional e sustentável dos recursos hídricos da Bacia do Rio Doce, além de formar uma Rede Regional de Pesquisa, envolvendo os Estados de Espírito Santo e Minas Gerais.

As seleções das pesquisas começaram em 2009. Para participar era necessário que os pesquisadores fossem oriundos de instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas no Espírito Santo; que fossem previstos cursos de capacitação a serem ministrados para a população e dentre outros critérios que fossem constituídas por pelo menos duas instituições de pesquisa.

Aurélio Azevedo Barreto Neto, 1º lugar dentre as pesquisas selecionadas, aguarda a assinatura do contrato para identificar as áreas susceptíveis a desertificação. “Uma vez conhecida essas áreas, será feito o cadastro delas para que possam ser incluídas em políticas de combate a desertificação. Além de propor a recuperação ambiental e definir o que deve ser feito em cada área”, afirmou. A equipe de Aurélio Azevedo conta com integrantes do Ifes; da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Instituto Jones Santos Neves; Incaper e Iema.

O Edital foi lançado em novembro de 2009, os projetos foram avaliados pela equipe técnica da FAPES e por uma Comissão Especial de Julgamento, definida pela Fundação e o CNPq. As propostas selecionadas poderão dispor no máximo de R$ 500 mil reais e no mínimo de R$ 250 mil para serem gastos com material de consumo, equipamentos, manutenção de equipamentos, dentre outros.

O meio ambiente agradece iniciativas como esta que promoverá a melhoria da qualidade de vida não só da população da região de Minas Gerais e Espírito Santo mas também poderá alavancar a aplicação dos resultados em outras áreas do país e do mundo que passam pela mesma situação.

Nides de Freitas
nides@sect.es.gov.br