09/05/2014 14h37 - Atualizado em 10/08/2015 15h33

Fapes apoia projeto que busca o reaproveitamento em resíduo industrial

O Governo do Espírito Santo, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo, tem como um de seus objetivos atrair novos recursos financeiros expandindo e incentivando a inovação em microempresas e em pesquisas. Com esse intuito, por meio do Edital Inovação Tecnológica de 2011, a Fapes apoia o Projeto “Aplicabilidade do Resíduo de Curtume na Agricultura”.

Com vida cotidiana e confortável que as pessoas levam, muitas vezes nem imaginam que esse conforto possui um elevado custo ambiental. As indústrias que produzem matérias-primas para produtos sofisticados e elegantes geram milhares de toneladas de resíduos potencialmente poluidores a cada ano. De acordo com a pesquisa, em nosso Estado a situação é complicada, pois não existe ainda uma norma de reaproveitamento desse resíduo industrial.

Com essa finalidade a Fapes, juntamente com o Ifes (Campus Itapina) e a empresa Capixaba Couros LTDA – ME, promoveu a criação de um projeto que visasse ao aproveitamento do resíduo do curtume na agricultura, em várias culturas importantes para o Estado, tais como café, milho, pastagens, fruteiras e eucalipto. Os estudos, além de promoverem o desenvolvimento tecnológico e solucionar problemas ambientais, podem no futuro subsidiar a criação de uma normativa de utilização desses resíduos na agricultura capixaba como fonte de adubação alternativa. Recentemente, outros órgãos de apoio, como o CNPq, vêm colaborando com tais estudos.

Sobre a importância da Fapes, o doutor em Produção Vegetal e professor no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes - Campus Itapina), Sávio da Silva Berilli, explica um pouco do projeto. “O projeto em questão só poderia ser executado em sua plenitude mediante o financiamento da Fapes, que investiu e acreditou no potencial de pesquisa e inovação do Ifes e da equipe executora em solucionar este problema ambiental para as empresas de couro do estado. Além de viabilizar uma pesquisa de ponta, com o envolvimento interinstitucional, foi possível equipar o laboratório de biologia do Ifes (Campus Itapina) com instrumentos básicos como estufas e balanças, até instrumentos importados e de elevado custo, o que possibilitou a pesquisa ser inserida no cenário científico de ponta, envolvendo concomitantemente áreas de fisiologia vegetal, anatomia, nutrição de plantas e fitotecnia. Além dos equipamentos, o recurso disponibilizado pela Fapes tornou possível o intercâmbio com outras instituições como o Ifes (Itapina)”.

Resultados Positivos

O projeto teve como resultados positivos a geração de manuscritos científicos (artigos em revistas e congresso), patentes de processos, apontamentos coerentes do uso do resíduo de curtume na agricultura, solução de um problema ambiental para a indústria, formação de recursos humanos na área de pesquisa e ciências agrária e ambiental, popularização da ciência e tecnologia por meio de divulgação institucional, através de eventos ou aulas envolvendo os estudos com reutilização do lodo, além de envolvimento das diferentes esferas públicas (municipal, estadual e federal) para a solução do problema do resíduo de curtumes no Estado e o envolvimento de diferentes instituições públicas e privadas.

Informações à Imprensa:
Assessora de Comunicacao - Fapes
Mariana de Araujo Santanna
(27) 8849-8535
(27) 3636-1853
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard