17/04/2014 13h43 - Atualizado em 10/08/2015 15h33

Fapes apoia projeto de agricultura sustentável

Contribuindo para o desenvolvimento do meio rural do Espírito Santo e para a formação de recursos humanos, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) apoia, por meio do Edital Pic-Junior, o projeto “Práticas Sustentáveis para a Agricultura Familiar”.

O projeto proporcionou aos jovens do meio rural uma educação a partir da sua realidade, da sua vida familiar comunitária e das suas atividades, reforçando a formação de profissionais ligados à agricultura familiar. Com 10 alunos bolsistas de Iniciação Científica Júnior, do ensino médio e técnico da Escola Família Agrícola de Boa Esperança, o projeto despertou o interesse cientifico desses jovens por meio do envolvimento com a pesquisa e gerou informações voltadas para uma agricultura mais sustentável.

O projeto

A pesquisa estudou metodologias orgânicas e sustentáveis, por meio de dois experimentos. Um na área da Escola Família Agrícola de Boa Esperança, envolvendo o efeito da adubação orgânica em hortaliças. A outra pesquisa foi sobre utilização de plantas de cobertura na entrelinha do cafeeiro Conilon, realizado nas propriedades rurais onde os alunos residem. Ou seja, técnicas geralmente utilizadas por diversos agricultores e fomentadas nas Escolas Famílias Agrícolas de todo Estado e País.

Resultados

Os resultados obtidos foram de grande importância para melhor entender os benefícios das técnicas estudadas, além dos seus benefícios. As plantas de coberturas utilizadas proporcionaram ciclagem de nutrientes e fixação biológica de nitrogênio, as quais foram utilizadas pelo cafeeiro. A adubação orgânica em hortaliças também apresentou resultados satisfatórios.

Quando alguns pais de alunos bolsistas tomaram conhecimento dos resultados positivos passaram a utilizar plantas de cobertura em suas lavouras, sendo também um ganho significativo na execução do trabalho.

Com os resultados positivos o coordenador do projeto Dr. Fábio Luiz Partelli, professor e coordenador do Programa de Pós Graduação em Agricultura Tropical da Universidade Federal do Espírito Santo (Ceunes/Ufes), acredita que o projeto contribuiu para o desenvolvimento no interior do Estado: “Com apoio da Fapes, a Ufes contribuiu com o meio rural em regiões menos assistidas, auxiliando no desenvolvimento regional. Por, isso acreditamos que editais como esse e/ou similares, voltados para a pesquisa, devem ser fomentados, todos os anos, pelas instituições públicas e privadas,” concluiu.

O monitor Gustavo Pereira Valani, aluno de graduação do curso de Agronomia do Ceunes/Ufes, fala como o projeto ajudou em sua graduação: “Mesmo tendo aulas práticas durante o curso, monitorar um projeto que aconteceu em sua maior parte fora da sala de aula contribuiu significativamente para o meu aprendizado prático. Conheci alunos interessados e esforçados nas atividades (os alunos bolsistas de IC Jr) e juntamente com a coordenação do professor Fábio Luiz Partelli conseguimos atingir nossos objetivos. A bolsa mensal também foi muito importante para mim, pois investi em aprender outro idioma.”

Reconhecendo a importância que a pesquisa trouxe em sua vida, a bolsista de IC Jr Taíza dos Santos e Silva fala: “Com a realização desse projeto, nós, estudantes da Escola Família Agrícola de Boa Esperança, podemos perceber a importância de utilizar técnicas sustentáveis na agricultura. Foi muito significante poder contribuir nessa experiência, obtivemos ótimos resultados,” finalizou.

O bolsista de IC Jr., Wanderson Alves, destaca como o apoio do governo contribuiu para sua futura profissão: “Ter a oportunidade de experimentar e a curiosidade de buscar saberes é muito importante para formação de um bom técnico agropecuário. Com o apoio da Fapes e da Ufes tivemos a oportunidade de construir um experimento voltado para a área agrícola. Fazer este trabalho nos proporcionou bastante conhecimento e prática, pois serviu como preenchimento técnico e científico em nossa formação.”

Assessora de Comunicacao - Fapes
Mariana de Araujo Santanna