11/09/2012 05h29 - Atualizado em 10/08/2015 15h31

Fapes apoia pesquisas sobre o café no Estado

Pela importância histórica do café na construção socioeconômica capixaba, um grupo de pesquisadores coordenado pelo professor doutor e pesquisador Wellington Clarindo trabalhou em pesquisas a fim de coletar informações científicas acerca do fruto.

A Fapes subsidiou o projeto com um aporte total de R$ 21.500,00 que, de acordo com o pesquisador, foi primordial para o sucesso que obtiveram.

“Ao longo dos 24 meses de execução do projeto, utilizamos o recurso concedido pela Fapes para a aquisição de equipamentos, reagentes e vidrarias fundamentais às atividades de citogenética, citometria de fluxo e imagem e cultura de tecidos vegetais” disse.

O projeto cujo tema foi “Caracterização do genoma de variedades de Coffea canephora e Coffea arabica cultivadas no Espírito Santo por meio da citogenética clássica e molecular, e citometrias de fluxo e imagem” foi realizado entre os anos de 2009 e 2011, sendo motivado por dois fatores fundamentais.

Segundo Wellington, a necessidade de ampliar as informações sobre o genoma de diferentes espécies do gênero Coffea, grupo de grande relevância agroeconômica para o Espírito Santo, e a necessidade de formação de recursos humanos em graduação e pós-graduação, foram dois dos principais objetivos do projeto.

Por este segundo motivo, o projeto contou com a colaboração de alunos de graduação e pós-graduação. Os estudantes ampliaram seu conhecimento acerca dos aspectos citogenéticos e evolutivos da organização do genoma, participaram de eventos, contribuíram efetivamente para estruturação e execução de experimentos em diferentes laboratórios da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG), aprimoraram a escrita científica e auxiliaram na orientação de novos discentes. A pesquisa contou, ainda, com a colaboração de pesquisadores de outras Instituições, como Prof. Carlos Roberto Carvalho (UFV/MG) e Maria Andréia C. Mendonça (Incaper).

Os esforços durante as pesquisas trouxeram muitos resultados. Entre eles, destaca-se a ampliação do acervo de material biológico mantido in vitro, ou seja, em laboratório, por meio de suspensões de agregados celulares, de diferentes acessos de Coffea, especialmente de Coffea arabica, Coffea canephora, Coffea congensis e Híbrido de Timor.

A base do conhecimento sobre a origem e a organização do genoma de Coffea canephora, Coffea congensis e, especialmente, C. arabica (única espécie tetraplóide do gênero) foi ampliada a partir dos dados qualitativos (citogenéticos) e quantitativos (citométricos), estabelecimento da Citogenética, Citometria e Cultura de Tecidos Vegetais como linhas de pesquisa no CCA-UFES, este fundamental para o avanço da referida Instituição, além do fortalecimento das parcerias com pesquisadores da UFV-MG, Embrapa/Café e Incaper.

Além disso, os pesquisadores dispõem de artigos sobre o tema que já foram publicados em revistas científicas internacionais, como a “Plant Systematics and Evolution”, “Plant Growth Regulation” e “Plant Cell Reports”, o que leva o nome do Estado a ser conhecido e reconhecido em âmbito mundial neste ramo da ciência.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
3636 1853 - 9900 3774