22/05/2012 14h35 - Atualizado em 10/08/2015 15h30

Fapes apoia pesquisa sobre a dengue no Espírito Santo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) financiou uma pesquisa sobre os tipos de dengue registrados no Espírito Santo.

A responsável por este projeto, a professora e pesquisadora do Núcleo de Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Elenice Moreira Lemos, explica que o trabalho surgiu devido aos casos de suspeita de dengue no Estado.

O objetivo dos estudos foi descobrir os tipos de dengue que mais ocorrem o Espírito Santo. “Existem quatro tipos de vírus da dengue. Aqui no Estado há muitas suspeitas sintomáticas, mas nem todos os casos concretizam-se como realmente sendo o vírus. Quando confirmado, o mais comum continua sendo o tipo 1”, disse Elenice Lemos.

A importância dessa pesquisa é ajudar a mapear e, assim, promover uma política de atitude de controle a ser tomada de acordo com cada caso.

De acordo com a pesquisadora, a participação da Fapes neste processo foi de muito importante, pois ofereceu suporte financeiro que, em sua grande parte, foi utilizado no custeio de material, que são utilizados na realização de testes a fim de descobrir os tipos de vírus.

“A compra destes materiais foi imprescindível para o sucesso da pesquisa já que, por serem extremamente caros, não haveria possibilidade dos pesquisadores arcarem sozinhos com os custos”, segundo a pesquisadora.

Elenice Lemos afirmou ainda que a autarquia colaborou para o progresso nas pesquisas sobre a dengue, que continuam em prol da melhoria de vida da população capixaba.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes
Ana Luiza Freitas
3636 1853 - 9900 3774
Texto: Gabriel Rodrigues
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard