02/12/2013 08h59 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Fapes apoia pesquisa que será apresentada em evento nacional

Com o objetivo de incentivar pesquisas em ciência, tecnologia e inovação em saúde a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) apoia o projeto de pesquisa “Caracterização clínica e epidemiológica das anomalias congênitas nas maternidades de dois hospitais escolas do Município de Vitória”, que será apresentado no evento nacional “Encontro Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS: Integração entre Conhecimento Científico e Políticas de Saúde”. O evento é promovido pelo Ministério da Saúde e será realizado em Brasília nos dias 3 a 4 de dezembro.

O projeto selecionado para ser apresentado no Encontro Nacional do PPSUS, em Brasília (DF), foi contratado pela Fapes no âmbito do edital Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS) e será apresentado pela Doutora em Ciências Biológicas, Genética, e membro principal da equipe, Flávia Imbroisi Valle Errera.

A pesquisa envolveu quatro instituições de ensino superior, duas maternidades de dois hospitais-escolas e um hospital infantil de referência do Estado. Teve como finalidade a caracterização clínica e epidemiológica das anomalias congênitas (AC) no Espírito Santo, onde foram avaliados 2.299 recém-nascidos de mães com idades entre 13 a 64 anos. O objetivo era verificar a incidência de AC nas maternidades dos hospitais-escolas Santa Casa de Misericórdia de Vitória e hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM), assim como determinar a frequência de anomalias cromossômicas dentre os recém-nascidos identificados com AC.

Para o diretor presidente da Fapes, prof. Dr. Anilton Salles Garcia, “o investimento do Estado em projetos dessa natureza, tomando-se por base a excelência dos resultados, demonstra claramente que a política de incentivo atual da Fapes está na direção correta. São resultados como este que nos motivaram a mais do que duplicar os recursos para o próximo edital do PPSUS”. Ainda segundo Anilton, precisamos, sem descuidar da pesquisa básica, estruturar cada vez mais ações que visam gerar benefícios mais diretos para a sociedade capixaba.

Sobre a importância do apoio da Fapes, a coordenadora do projeto e doutora em genética humana, Eliete Bortonili, “a FAPES é o principal órgão de fomento à pesquisa e inovação do nosso Estado. Seus dirigentes tem se articulado cada vez mais na busca de parcerias com outros órgãos e instituições de fomento do país, o que tem possibilitado o estabelecimento de convênios e parcerias para financiamentos de projetos de interesse para o nosso Estado e para o Brasil. O projeto que desenvolvemos é fruto dessa parceria, que envolveu a FAPES, o CNPq, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo. O apoio da FAPES foi fundamental para o desenvolvimento do projeto”, conclui.

Evento

Durante o evento serão discutidos temas relacionados com o complexo industrial da saúde, pesquisa científica, tecnologias, inovação e gestão em saúde. Também terá a entrega do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS dos anos 2012 e 2013. Esse prêmio é o reconhecimento do mérito científico dos pesquisadores e amplia a divulgação dos resultados das pesquisas, favorecendo sua incorporação pelos serviços públicos de saúde.

Segundo a pesquisadora Eliete, o encontro tem como objetivo discutir estruturas e processos institucionais para apoio do uso do conhecimento científico na tomada de decisão no SUS, incentivar a cultura de produção e uso do conhecimento científico na política de saúde, definir temas prioritários para o fomento à pesquisa em saúde, e identificar e promover a inovação e práticas exitosas de gestão e uso do conhecimento científico no SUS.

Convidados Internacionais:

Um dos grandes destaques do evento é a participação de convidados internacionais, como a diretora do Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Assistência do Reino Unido (NICE), Dra. Kalypso Chalkidou e o diretor do Health and Technology Assessment international (HTAi), Dr. Clifford Goodman, da McMaster University. Também terá a presença do Dr. John N. Lavis, Diretor da McMaster Health Forum e do Program in Policy Decision-making (PPD), da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dr. Ulysses de Barros Panisset, coordenador do Knowledge Management and Sharing (KMS)/Research Policy and Cooperation (RPC) e membro do EVIPNet Global Steering Group.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação
Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
Mariana de Araujo Santanna
Tel.: (27) 3636-1853 – 9900-3774
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard