Com recursos oriundos do Edital Universal da Fapes nº 002/2009, a pesquisadora e neurocientista Ester Nakamura avançou os estudos na busca à cura para o vicio em drogas.
De acordo com a cientista, o recurso da Fapes permitiu a compra de um sistema de eletroencefalografia de excelente qualidade que realiza registros eletrofisiológicos, além de um software avançado para análise e processamento dos dados. O recurso também possibilitou uma visita científica à Universidade de Harvard em Boston e à Universidade Cornell de Nova York.
“O conjunto deste investimento foi fundamental para dar início à estruturação das bases sobre às quais temos desenvolvido os projetos iniciais, os que estamos desenvolvendo no momento e os que serão desenvolvidos em breve, bem como para consolidar a colaboração internacional que agora se estende entre a Escola Médica da Universidade de Harvard (Harvard Medical School, Boston) e a Universidade de Göttingen (Georg-August University, Alemanha)”, declara Ester Nakamura.
Lançado em 2009, o edital teve como objetivo selecionar e apoiar a execução de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que contribuam para o desenvolvimento do Estado do Espírito Santo.
A Pesquisa:
À frente da pesquisa que conta com outros 30 pesquisadores e cientistas, Ester Nakamura procura desenvolver um tratamento eficaz para a cura de dependentes químicos. A pesquisa desenvolve métodos para estimular a região frontal do cérebro.
Segundo a cientista foram os bons resultados da pesquisa que trouxe notoriedade para o projeto, que firmou sua parceria com a Universidade de Harvard e com uma cientista na Alemanha.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação
Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
Ana Luiza Freitas
Tel.: (27) 3636-1853 – 9900-3774
comunicacao@fapes.es.gov.br