20/08/2012 14h05 - Atualizado em 10/08/2015 15h31

Fapes apoia jogo da memória apresentado na 64ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Entre os dias 22 e 27 de julho deste ano, foi realizada a 64ª Reunião do Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a cidade escolhida para sediá-la foi a capital do Estado do Maranhão, São Luís. O tema foi “Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza”. Por lá, o Espírito Santo esteve muito bem representado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de São Mateus. As alunas Luisa Pinto Amorim e Paula de Oliveira Teixeira, e a professora orientadora Nauvia Maria Cancelieri participaram da 64ª Reunião Anual da SBPC em São Luís – MA e apresentaram o trabalho, intitulado “Praia Acessível para Orla de Guriri/ES” com o objetivo de divulgar e corroborar com o turismo na Região.

Além disso, elas apresentaram um Jogo da Memória voltado para o ensino da Química, considerado um dos conteúdos em que os alunos de ensino fundamental e médio costumam apresentar mais dificuldades. Pensando nisso e contando com o apoio da Fapes, a professora Náuvia Cancelieri desenvolveu um jogo da memória, auxiliada pelos alunos Marcele, Luisa, Paula, Mariana, Larissa, Cinthia e Lorena Bastos, com a intenção de despertar o interesse dos participantes da oficina pela Química, fazendo com que o nível de dificuldade no aprendizado da matéria diminua.

“Em se tratando do ensino de Química, essa é uma das matérias mais importantes da formação geral e vida acadêmica das pessoas. O seu estudo é requisitado em vários aspectos do nosso dia-a-dia e profissional. Porém, é um dos conteúdos de maior dificuldade dos alunos. Por isso, tornar mais divertido o estudo dos conteúdos da Química é um desafio sadio para todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem e de fundamental importância. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo facilitar a aprendizagem no ensino de Química, tendo como metas confeccionar, aplicar e avaliar o Jogo da Memória” disse.

Durante o mesmo evento, a professora Nauvia ministrou na SBPC Jovem a oficina: “Jogos Didáticos no Ensino de Química: Jogo da Memória” com a descrição de confeccionar, aplicar e avaliar jogos didáticos no ensino de química, aplicados a alunos do ensino médio, por meio do ensino lúdico, facilitando a inclusão de alunos com dificuldade de aprendizagem e com baixa autoestima. A atividade reuniu duas turmas de 30 participantes, reunindo mais de 50 integrantes.

De acordo com Náuvia, o subsidio fornecido pela FAPES foi fundamental para a confecção dos jogos. Eles ficaram expostos como uma oficina didática e atraíram a atenção dos alunos. Muito mais do que a diversão, é certo que cada um levou consigo um conhecimento sobre a química muito maior do que tinham antes.

Realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia e representantes de sociedades científicas, a Reunião da SBPC é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas em Ciência e Tecnologia.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes
Ana Luiza Freitas 3636 1853 - 9900 3774
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard