O XX Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) está sendo realizado em Vitória com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). O evento, que termina nesta quarta-feira (10), visa o intercâmbio e divulgação de pesquisas na área de educação musical.
O coordenador do evento, Ernesto Frederico Hartman, conta que o congresso tem a participação de 950 pessoas, o maior público entre todos os encontros anuais da ABEM. “Pela primeira vez este encontro é realizado no Estado. Temos aqui um incremento da produção acadêmica e de pesquisa na área da educação musical com reflexo direto na educação musical nas escolas do Estado. Isso porque estes congressistas são, em sua maioria, alunos ou egressos das licenciaturas em música das instituições de ensino locais (Ufes e Fames) e atuam como professores nas redes de ensino”, disse ele.
Ernesto destaca que este evento pretende atender e contribuir na rotina dos professores em sala de aula e em projetos sociais envolvendo música, que agora faz parte da grade curricular das escolas.