O diretor presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa no Espírito Santo (Fapes), Aureliano Nogueira da Costa, participou da primeira reunião do comitê executivo estadual do Prominp. O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia com o objetivo de maximizar a participação da indústria nacional de bens e serviços em bases competitivas e sustentáveis na implantação de projetos de petróleo e gás natural no Brasil e no Exterior.
A atividade contou com a participação de diversos representantes dos setores produtivos de gestão pública. Entre eles Sebrae, Governo do Estado do Espírito Santo, Ufes, Sinepe, Cefetes, Findes, Crea-ES, Onip, Senai, IBP, Bandes e Petrobrás. O presidente da Fapes, Aureliano Nogueira da Costa apresentou a Fapes para os representantes das instituições presentes e realçou o desafio da entidade de fazer ampliar a participação do Espírito Santo na produção científica brasileira e auxiliar a consolidar a política de Ciência e Tecnologia como fator de desenvolvimento social econômico do Estado.
A reunião marcou o início de diálogo permanente entre a Fapes e os setores de alta capacidade produtiva. Os participantes debateram, inclusive, o desenvolvimento de produtos e serviços fundamentais para a ampliação da indústria capixaba. Além disso, chegaram ao consenso de que é preciso ampliar a criação de oficinas profissionalizantes na área de petróleo e gás, como estratégia para a criação de empregos e competências, gerando riquezas e oportunidades para o Brasil através do ES.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Sect / Fapes
Nides de Freitas - 9964-2490
Nides@sect.es.gov.br