02/07/2019 14h11 - Atualizado em 02/07/2019 14h20

Equipe de programa de exportação recebe capacitação da Apex-Brasil

Foto: Divulgação/Fapes

O grupo é formado por um monitor, oito técnicos e quatro extensionistas juniores para atender empresas capixabas.

Com a finalidade de qualificar duzentas empresas do Espírito Santo por meio da assistência e consultoria para ampliar mercados e exportar, a equipe técnica selecionada para o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex-ES) recebeu treinamento da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) na última semana.

O Peiex-ES é desenvolvido pela Apex-Brasil em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes). A gestão, a contratação e o acompanhamento dos bolsistas são de responsabilidade da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Os profissionais receberam treinamento para implementar métodos e inovações técnicas e gerenciais de Norte a Sul do Estado. O programa vai atuar em diversos setores econômicos do Estado tendo em vista o mercado externo.

A abertura do treinamento, realizada na última segunda-feira (24), contou com a presença do subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais da Sedes, Christiano Woelffel Furtado, responsável pela coordenação do programa, e com a gerente de Desenvolvimento e Inovação da Fapes, Luciana de Paiva.

A capacitação do grupo foi realizada por Rafael Freitas e Nelma Vieira, da Apex-Brasil. “A responsabilidade de captar as empresas é de toda a equipe selecionada pelo Peiex. O empresário deve querer a qualificação e o trabalho de vocês é despertar esse desejo”, afirmou Freitas durante o treinamento da equipe selecionada.

Programa de Qualificação para Exportação

Peiex-ES 2019/2021 contará com oito técnicos extensionistas, quatro localizados no núcleo operacional instalado em Vitória. Eles serão responsáveis por atender a Grande Vitória e os municípios vizinhos. Uma equipe formada por dois técnicos atuará na região Sul, atendendo o município de Cachoeiro de Itapemirim e as demais cidades num raio de 120 quilômetros, e outra dupla fará o mesmo atendimento no Norte do Estado, a partir do polo de Linhares. O programa conta ainda com quatro extensionistas juniores e um monitor responsável pela condução dos trabalhos de toda a equipe.

Ao final da qualificação, as empresas atendidas recebem um plano de negócio internacional. Os empreendedores interessados em participar do PEIEX podem procurar tanto a Sedes quanto a Fapes para fazer sua inscrição e receber a consultoria.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard