19/11/2012 15h07 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Eventos de pesquisa e educação à distância têm apoio da Fapes

O Governo do Estado tem investido recursos na formação dos cidadãos e também na divulgação de conhecimento, através de eventos técnico-científicos e de inovação.

Tendo em vista essa necessidade, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) aportou, este ano, R$ 800.000,00 no edital de seleção de propostas para auxílio financeiro à organização de eventos técnico-científicos e de inovação.

O edital ainda se encontra na última chamada e recebe propostas até 08 de fevereiro de 2013, para apoio a eventos que serão realizados entre 1º de maio a 31 de julho de 2013.

Nesta semana, acontecem diversos apoiados pela Fapes, entre eles I Encontro de Pesquisa e Ensino de Física – EPEFís.

O coordenador do evento, Luiz Otávio Buffon fala que o objetivo principal é a discussão e aprofundamento de temas relacionados à Pesquisa e Ensino de Física, de modo a transformar o ensino da física em algo mais agradável aos alunos sem o risco de perder a qualidade.

“Acredito que este evento será muito importante para o Espírito Santo, pois na Grande Vitória temos apenas dois cursos de licenciatura em Física e existe uma carência de professores de física licenciados. Eventos desse tipo permitem a atualização dos professores que já atuam e motivam os alunos a ingressarem na carreira. Além disso, permite disseminar a pesquisa em ensino de física no Estado.”

O evento ocorrerá entre os dias 21 a 23 de novembro de 2012 no Ifes de Cariacica e o professor destaca que o apoio da Fapes está sendo fundamental para trazer profissionais de renome e destaque na área de ensino da física de outros estados.

“Estou muito feliz e satisfeito em estar organizando o evento, pois acho que será de grande importância para a área de ensino e pesquisa da física no Espírito Santo. A nossa intenção é permitir o avanço das teorias e práticas acadêmicas e pedagógicas de professores e futuros docentes formados pelo IFES.”

Outro evento que conta com o apoio da Fapes é o I Seminário Estadual de Ensino a Distância, realizado no Ifes de Colatina entre os dias 23 e 24 de novembro. Este evento pretende promover debates e trocas por meio de apresentações de pesquisas desenvolvidas nas áreas da educação à distância e gestão pública municipal e promover espaços para divulgar e compartilhar conhecimentos nessas áreas.

O coordenador do Seminário, o Prof. Octavio Cavalari Júnior, destaca que o Espírito Santo tem se destacado entre as instituições federais que trabalham com Ensino à distância.

“O recurso disponibilizado pela Fapes foi utilizado para deslocamento dos palestrantes e para divulgação do evento. O Espírito Santo é destaque quando se fala em ensino à distância, e por isso há a necessidade de discutir o tema, colocando-o em evidência, e sem o apoio da Fapes não seria possível organizar o evento, que se trata de tema ainda em discussão latente.”

Octávio ainda destaca que o encontro pretende realizar um balanço, pontos positivos e negativos, do curso de Gestão Pública Municipal em andamento nos polos municipais de apoio presencial participantes, além de contribuir para estimular o ambiente de pesquisa, pós-graduação e extensão no âmbito do Cead/Ifes e dos Municípios participantes.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
Tel.: (27) 3636 1853 - 9900 3774