A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) está apoiando a realização da I Jornada de Literatura e Educação, que será realizada nesta segunda-feira e terça-feira.
A jornada, coordenada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), objetiva promover a aproximação e o intercâmbio entre profissionais de distintas instituições e com filiações epistemológicas diversificadas, visando ao trabalho colaborativo na produção de saberes.
A coordenadora, Maria Amélia Dalvi, destaca que o encontro também tem por objetivo promover e elevar a qualidade da produção científica, em nível de graduação e pós-graduação, no que diz respeito às áreas temáticas do evento, contribuindo para uma formação docente mais consistente.
Para a coordenadora, este evento contribui qualitativamente na formação de professores e demais agentes culturais do Estado.
“Além disso, este é um modo de inserir o Espírito Santo na agenda de eventos nacionais e internacionais importantes para a área de convergência entre Literatura e Educação, dando visibilidade ao que aqui se faz, a partir da aproximação entre pesquisadores de ponta do país e de fora dele e os profissionais da educação básica.”
Os recursos disponibilizados pela Fapes foram utilizados para custear passagens e diárias dos convidados estrangeiros e de outras instituições do país.
“Muitos eventos das áreas de Educação e Letras têm custos de inscrição muito elevados para os interessados, o que acaba afastando os estudantes de graduação e os profissionais da educação. O apoio da Fapes foi fundamental para a consolidação da pesquisa e para a qualificação dos profissionais da educação pública ao subsidiar financeiramente um evento como este, que esperamos se torne parte do calendário espírito-santense.”
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes
Ana Luiza Freitas
3636 1853 – 9900 3774
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br